MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Desemprego chega a 13% e tem 1ª queda desde dezembro de 2014

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano atingiu 13%, divulgou o IBGE nesta sexta-feira (28). O resultado representa leve queda, de 0,7 ponto percentual, em relação à taxa verificada no primeiro trimestre deste

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2017, 09:40:03 Editado em 28.07.2017, 16:29:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano atingiu 13%, divulgou o IBGE nesta sexta-feira (28).

continua após publicidade

O resultado representa leve queda, de 0,7 ponto percentual, em relação à taxa verificada no primeiro trimestre deste ano, de 13,7%.

Foi o primeiro recuo registrado na trajetória da taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.

continua após publicidade

O total da população desocupada —que são desempregados em busca de oportunidade— somou 13,5 milhões de pessoas, queda de 4,9%.

A fila de emprego teve, portanto, uma redução de 690 mil pessoas entre o primeiro e o segundo trimestre.

Já na comparação com o cenário de um ano atrás, os dados atuais continuam mais altos.

continua após publicidade

A taxa de desemprego registrou alta de 1,7 ponto percentual em relação ao segundo trimestre de 2016. O número total de desempregados registrou alta de 16,4% no intervalo de um ano.

Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, houve redução na taxa com o aumento da população ocupada e queda no número de desocupados.

"Mas, infelizmente, a ocupação cresceu pelo lado da informalidade, ou seja, há mais pessoas sem carteira e por conta própria, que não têm garantias trabalhistas", afirmou.

continua após publicidade

De acordo com o IBGE, os grupos nos quais o emprego mais cresceu foram a indústria —por causa da indústria alimentícia e fundamentada em postos informais— e os transportes.

O mercado formal com empregados com carteira assinada, estimado em 33,3 milhões, se manteve estável em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2016, entretanto, houve recuo de 3,2% —o que representa 1,1 milhão de pessoas a menos.

Já os trabalhadores sem carteira de trabalho assinado cresceu 4,3% (442 mil pessoas) e atingiu 10,6 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo trimestre de 2016, a alta foi de 5,4% —540 mil pessoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Desemprego chega a 13% e tem 1ª queda desde dezembro de 2014"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!