MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Crédito imobiliário fecha primeiro semestre de 2017 em queda

NATÁLIA PORTINARI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No primeiro semestre deste ano, os valores de financiamento imobiliário com recursos da poupança foram 9,1% menores que no mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Abecip (Associação das

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2017, 16:35:09 Editado em 26.07.2017, 16:35:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NATÁLIA PORTINARI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No primeiro semestre deste ano, os valores de financiamento imobiliário com recursos da poupança foram 9,1% menores que no mesmo período do ano anterior.

Os dados foram divulgados pela Abecip (Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) nesta quarta-feira (26).

continua após publicidade

As concessões de empréstimos pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) chegaram a R$ 20,6 bilhões entre janeiro e junho.

No mês de junho, o crédito cresceu 6,5% ante maio, mas diminuiu 11,1% em relação ao mesmo mês de 2016.

A comparação com junho do ano anterior é ainda pior no número de unidades financiadas, indicador em que houve queda de 22%. Foram financiadas aquisições e construções de 82,5 mil imóveis no semestre, queda de 17,9% em relação ao mesmo período de 2016.

continua após publicidade

Já no mercado de imóveis usados, no semestre, houve melhora de 9,7% nas concessões em relação à primeira metade do ano passado.

O SBPE financia unidades com perfil de classe média, e demora mais para se recuperar do que o crédito imobiliário com recursos do FGTS, que tem crescido nos últimos anos.

"Havia uma expectativa de que a retomada ia acontecer no primeiro semestre deste ano, o que não se concretizou", afirmou Gilberto Duarte de Abreu Filho, presidente da associação.

continua após publicidade

"Ainda assim, a melhora nos imóveis usados é um indicador antecedente da recuperação. Não esperamos um segundo semestre brilhante, mas o setor de construção deve começar a reagir para haver crescimento em 2018", diz.

Outro índice positivo, segundo ele, é o aumento de 6,5% nos recursos da poupança no semestre ante o mesmo período de 2016.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Crédito imobiliário fecha primeiro semestre de 2017 em queda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!