MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Camex adia decisão sobre aumento da tarifa de importação do etanol

MARIANA CARNEIRO E GUSTAVO URIBE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A pedido da Casa Civil, a Camex (Câmara de Comércio Exterior) adiou por 30 dias a decisão sobre o aumento da tarifa de importação do etanol. Com o aumento expressivo da importação do combustíve

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.07.2017, 21:20:08 Editado em 25.07.2017, 21:20:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO E GUSTAVO URIBE

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A pedido da Casa Civil, a Camex (Câmara de Comércio Exterior) adiou por 30 dias a decisão sobre o aumento da tarifa de importação do etanol.

Com o aumento expressivo da importação do combustível dos EUA, produtores locais pressionam o governo para elevar a barreira de entrada de zero para 17%.

continua após publicidade

A medida precisava ser decidida pela Camex, colegiado que reúne sete ministros. Mas o grupo decidiu adiar a palavra final por 30 dias.

Com isso, prevalece, pelo menos temporariamente, a posição da área econômica do governo, que é contrária à elevação da barreira.

O motivo alegado é que a tarifa mais alta poderia resultar em um aumento do etanol no Brasil e o combustível já está mais caro desde a semana passada, quando o governo decidiu elevar a alíquota do PIS/Cofins.

continua após publicidade

O Ministério da Agricultura, por sua vez, já tem um projeto alternativo, que estabelece uma cota máxima de importação com tarifa zero, fixado em 600 milhões de litros por ano. De janeiro a junho a importação foi o dobro disso e alcançou 1,2 bilhão de litros.

CHILE, SÓ EM 2020

A indústria acabou frustrada com o pedido que havia feito ao governo para romper o acordo de frete marítimo com o Chile.

continua após publicidade

Firmado em 1974, o acordo restringe atualmente o comércio entre os dois países a apenas duas empresas.

A Camex decidiu pelo rompimento mas só em 2020, quando termina a vigência do atual contrato, renovado em 2015.

continua após publicidade

Em nota emitida nesta terça (25), a CNI (Confederação Nacional da Indústria) afirma que o duopólio prejudica 3.600 exportadores brasileiros. O Chile é o segundo principal destino das vendas externas do país no continente.

"A decisão não ajuda a melhorar a competitividade da indústria. Estamos precisando de soluções imediatas e positivas", diz a nota. "Não é o que acontece com essa decisão".

MÁQUINAS IMPORTADAS

A Camex decidiu ainda zerar a tarifa de importação de máquinas e equipamentos, bens de informática e de telecomunicações que não sejam fabricados no Brasil.

Atualmente, essas máquinas pagam 2% para entrar no Brasil.

A medida foi proposta pelo Ministério do Desenvolvimento e aprovada por unanimidade pelos demais seis ministros que compõem o colegiado. E tem como objetivo baratear os custos de investimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Camex adia decisão sobre aumento da tarifa de importação do etanol"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!