MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sindicatos são contra PDV e mostram preocupação com impacto do plano

GILMARA SANTOS SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O PDV (Plano de Demissão Voluntária) para servidores do Poder Executivo anunciado nesta segunda-feira (24) pelo governo federal não agradou os representantes dos trabalhadores, que temem que os servidores acabem

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.07.2017, 19:10:08 Editado em 25.07.2017, 19:10:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GILMARA SANTOS

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O PDV (Plano de Demissão Voluntária) para servidores do Poder Executivo anunciado nesta segunda-feira (24) pelo governo federal não agradou os representantes dos trabalhadores, que temem que os servidores acabem aderindo sem avaliar direito o impacto para o futuro.

"Esse programa é mais uma arapuca do governo para o trabalhador. Há uma preocupação de que os trabalhadores possam aceitar essa proposta, mas estamos otimistas que conseguiremos conscientizar os servidores sobre os malefícios deste programa", afirma o Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal.

continua após publicidade

Neves lembra que o último PDV para os servidores federais ocorreu no governo FHC e diz que vai usar este exemplo para tentar convencer os trabalhadores a não aderirem agora.

"Cerca de 5.000 servidores aderiram ao plano à época e hoje boa parte deles se arrependeu", diz.

"Tem até um projeto de lei, que tenta reverter o PDV porque os benefícios anunciados não foram cumpridos em sua totalidade."

continua após publicidade

PERTO DA APOSENTADORIA

O secretário-adjunto de relações do trabalho da CUT, Pedro Armengol, também esboça preocupação com o impacto do programa para os trabalhadores e para os cidadãos.

"Estamos trabalhando para mostrar para a categoria que o PDV não é uma alternativa nem para o trabalhador nem para a sociedade, que vai sofrer ainda mais com a falta de funcionários públicos", enfatiza Armengol.

continua após publicidade

Ele afirma que cerca de 70% dos trabalhadores da União têm mais de 20 anos de serviços prestados e estão próximos a se aposentarem.

"Seria uma loucura jogar tudo isso para o alto por conta de alguns poucos benefícios."

continua após publicidade

Para o secretário-geral da CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde), Valdirlei Castagna, o PDV não terá grande adesão entre essa categoria.

"Não acreditamos que os servidores vão se aventurar em ficar desempregado diante de toda essa crise e falta de emprego", considera Castagna.

"O que chama a nossa atenção é o fato de que diante de um cenário de carência de profissionais de saúde, o governo incentive a demissão."

CORTE DE DESPESAS

O governo Michel Temer pretende, com o PDV, reduzir em cerca de R$ 1 bilhão por ano as despesas com a folha de pagamento dos servidores do Poder Executivo.

O plano terá ainda uma opção de redução da carga horária, com diminuição proporcional do salário -de 8 horas diárias para 6 ou 4 horas. Neste caso, haverá um prêmio de 30 minutos por dia.

Os órgãos ligados ao Executivo contam com cerca de 500 mil servidores e, para estimular adesões, o governo pretende pagar 1,25 salário para cada ano trabalhado. O programa deve ficar aberto até 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sindicatos são contra PDV e mostram preocupação com impacto do plano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!