MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vale aprova reestruturação que pulveriza controle da empresa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os acionistas da Vale aprovaram nesta terça-feira (27) todos os sete itens previstos na pauta da assembleia que visavam a reestruturação da governança corporativa da empresa, informou a assessoria de imprensa da mineradora bra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.06.2017, 15:10:04 Editado em 27.06.2017, 15:10:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os acionistas da Vale aprovaram nesta terça-feira (27) todos os sete itens previstos na pauta da assembleia que visavam a reestruturação da governança corporativa da empresa, informou a assessoria de imprensa da mineradora brasileira.

continua após publicidade

Dentre os itens discutidos na AGE (Assembleia Geral Extraordinária), estava a conversão voluntária de ações preferenciais em ações ordinárias, além de mudanças no estatuto.

A aprovação dos itens é um importante passo para a companhia concretizar a intenção atual dos acionistas majoritários da empresa de pulverizar o controle da mineradora e aumentar o nível de governança, incluindo a sua listagem no Novo Mercado da B3.

continua após publicidade

A Vale havia proposto o plano de pulverizar o controle da empresa, nas mãos do Bradesco e de fundos de pensão estatais, em fevereiro.

ENTENDA

Pela proposta, as ações preferenciais deixarão de existir, sendo convertidas em ordinárias (com direito a voto). E a Valepar, empresa detida por Bradesco e pelos fundos e que exerce o controle da mineradora, será incorporada pela Vale.

continua após publicidade

Assim, não haverá mais um bloco de controle definindo os rumos da companhia, o que reduz também os riscos de ingerência política na gestão -hoje, o governo exerce influência por meio dos fundos e do BNDESPar, que também é acionista.

Pelo acordo, um investidor só poderá ter 25% do capital da Vale. Quem quiser ter mais precisará fazer uma oferta para comprar a fatia de todos os demais acionistas.

A ideia é concluir o processo até o final de 2017. O acordo prevê um período de transição até 2020, no qual parte das ações ficam congeladas.

continua após publicidade

ALÍVIO

A mudança na estrutura da Vale resolve um problema para os fundos, que estiveram às voltas com rombos bilionários. Hoje, Previ (dos funcionários do BB), Funcef (Caixa), Petros (Petrobras) e Funcesp (Cesp) detêm ações na Vale por meio da Litel -que por sua vez é sócia da Valepar. Com esse modelo, os fundos não podem vender ações a qualquer tempo na Bolsa.

continua após publicidade

Para a Previ, a mudança era essencial para viabilizar o pagamento de aposentadorias. A fatia na Vale é o principal ativo do Plano 1, o maior de seus planos, que tem 15,5% do capital total da Vale. Tal fatia, porém, está "presa" no bloco de controle.

Com a mudança, boa parte das ações estará livre para negociação a partir de fevereiro de 2018, diz a Previ. O restante estará livre em 2020.

O Plano 1 teve rombo de R$ 13,9 bilhões em 2015, mas os resultados haviam sido revertidos até novembro de 2016.

A Funcef, que tem 12,8% da Litel, também comemorou a possibilidade de ter opções para a venda de sua fatia, destacando em nota que metade das ações ordinárias poderá ser negociada na Bolsa após seis meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vale aprova reestruturação que pulveriza controle da empresa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!