MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Excesso de chuva no Paraná afeta safra de feijão e pressiona preço do grão

As chuvas que caíram nas áreas produtoras de feijão carioca nas últimas semanas no Vale do Ivaí (norte do Paraná) já afetam os trabalhos de colheita da segunda safra e pressionam a cotação do produto. Até ontem, a safra nos municípios de abrangência do Nú

Da Redação

·
Colheita mecanizada de feijão - Foto: Revista Campo & Negócios
Icone Camera Foto por Reprodução
Colheita mecanizada de feijão - Foto: Revista Campo & Negócios
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.06.2017, 17:01:00 Editado em 08.06.2017, 17:06:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As chuvas que caíram nas áreas produtoras de feijão carioca nas últimas semanas no Vale do Ivaí (norte do Paraná) já afetam os trabalhos de colheita da segunda safra e pressionam a cotação do produto. Até ontem, a safra nos municípios de abrangência do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), de Ivaiporã, que soma uma área plantada de 7,5 mil hectares, já havia atingido 75% do total. 

continua após publicidade

Com excesso de umidade, a qualidade do feijão diminuiu. Com quebra no rendimento, o preço da leguminosa subiu de R$ 150 a saca de 60 quilos para R$ 200. 

Segundo o agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, até o início da temporada de chuva, no final de maio, quando já havia sido colhida 50% da área plantada, o desenvolvimento e rendimento do feijão carioca era considerado bom, com média de aproximadamente 1,6 mil quilos por hectare. 

continua após publicidade

“Dos 50% restantes que ficaram para colher podemos considerar que metade será de perda e produto de baixa qualidade”, comenta. A média de produção está sendo revista pelo Deral para 1,4 mil quilos por hectare.


Feijão que ainda está na lavoura é prejudicado pelo excesso de chuva | Foto: Ivan Maldonado

De acordo com o Deral, até ontem, a colheita na regional atingiu 75% da área plantada. “Mesmo com o período chuvoso, alguns produtores conseguiram colher, mas a qualidade caiu muito”, explica Empinotti. 

continua após publicidade

Segundo ele, os agricultores que estão próximos da colheita são os mais prejudicados. “Com excesso de chuva, o feijão que está seco mancha, muda de cor, e perde a qualidade. Consequentemente, isso gera prejuízo para o produtor”, enfatiza Empinotti. 

Conforme o cerealista Marcos Vicente Raizama, apesar da chuva atrapalhar, o mercado do feijão carioca está em alta. “A sorte do produtor é que com as chuvas estão generalizadas o mercado está em alta. Com a falta do produto, a tendência é subir mais ainda”, relata Raizama. 

Meteorologia
O clima para os próximos dias na região devem continuar atrapalhando a colheita do feijão carioca. Para hoje e amanhã, a previsão é de chuva, com muitas nuvens durante o dia, com precipitação a qualquer hora. No final de semana, a partir de sexta-feira, a chuva deve cessar pelo menos até segunda-feira, porém a temperatura deve cair bastante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Excesso de chuva no Paraná afeta safra de feijão e pressiona preço do grão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!