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À venda no Brasil, novo BMW consegue estacionar sozinho

EDUARDO SODRÉ E FERNANDO VALEIKA DE BARROS SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O motorista tira as mãos do volante e as coloca sobre os joelhos. O BMW 540i segue seu caminho por alguns instantes, sem invadir a faixa ao lado ou se aproximar do carro que vai adian

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2017, 10:20:09 Editado em 27.05.2017, 10:20:11
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EDUARDO SODRÉ E FERNANDO VALEIKA DE BARROS

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O motorista tira as mãos do volante e as coloca sobre os joelhos. O BMW 540i segue seu caminho por alguns instantes, sem invadir a faixa ao lado ou se aproximar do carro que vai adiante.

O velocímetro se aproxima dos 60 km/h, e logo um sinal avisa que é preciso retomar o controle do carro. A experiência de breves segundos sem precisar dirigir é banal diante das possibilidades dos carros autônomos, mas confirma que veículos do tipo já estão prontos. Falta preparar as cidades para eles. “Os sensores detectam até se a pista do lado está livre, sem carros se aproximando. Nessa situação, podem intervir na direção e fazer o carro mudar de faixa, se necessário”, diz Emílio Paganoni, gerente de treinamento da BMW. Segundo a montadora, o sistema age em velocidades de até 210 km/h. Há quatro câmeras e 26 sensores aptos a decidir pela manobra mais segura para evitar acidente.

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De acordo com Elmar Frickstein, diretor de mobilidade autônoma da BMW, a partir de 2021 a marca terá carros capazes de percorrer grandes distâncias sem a intervenção do condutor.

Para chegar ao objetivo, a fabricante firmou parceria com empresas de tecnologia como a Mobileye, subsidiária da Intel especializada em visão artificial e tecnologia para sistemas de direção.

Enquanto a robótica não assume o controle total da máquina, os que gostam de dirigir tem no 540i um bom companheiro de viagem. O sedã alemão de R$ 400 mil veste carroceria esguia, que disfarça bem seus 1.595 kg.

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O BMW se encaixa em um segmento restrito, em que estão modelos indicados tanto para quem prefere conduzir como para os executivos que dispõem de motorista particular. O carro atende com folga o primeiro grupo, mas pode decepcionar o segundo.

O espaço no banco traseiro pode deixar as pernas de um adulto desconfortáveis. O porta-malas de 390 litros também está abaixo do encontrado na categoria, e a culpa é do estepe. O Brasil é um dos poucos mercados em que o 540i traz o pneu sobressalente, que ocupa parte do espaço para bagagens.

A vida boa está nos bancos da frente, repletos de ajustes elétricos. O motorista desfruta do que há de melhor em conforto ou desempenho.

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Os números do teste Folha-Mauá mostram que o 540i é um dos mais rápidos entre os carros de luxo. Destaque para a retomada de 80 km/h a 120 km/h em 3,3 segundos, medida que mostra a capacidade do carro em realizar ultrapassagem com segurança.

O sistema de som e conectividade tem tela sensível ao toque que pode exibir informações climáticas ou funções do carro. Lá o piloto escolhe o modo de condução, que vai do econômico ao esportivo em segundos. As mudanças implicam ajustes na suspensão, que fica mais ou menos rígida ao gosto do freguês.

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Os sensores de sons e gestos foram herdados do ‘irmão‘ maior, o Série 7. Não precisa encostar na tela: basta girar o dedo no sentido horário para aumentar o volume do som. Sim, é uma bobagem, mas diverte.

Se o motorista quiser fazer um lanche, basta dizer ‘estou com fome‘ para que o GPS exiba lista de restaurantes por perto.

Na hora de estacionar, mesmo se o carro estiver a 30 km/h, os sensores de ultrassom no BMW indicam vagas que comportem os quase cinco metros do 540i.

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Para entrar na vaga, é só apertar um botão no painel. O sistema autônomo gira a direção e aciona as marchas para concluir a manobra. É possível fazer isso estando fora do carro e usando a chave como controle remoto, mas não no Brasil: a lei determina que o condutor esteja dentro do carro, o tempo todo.

A tecnologia é ponto a favor do carros que roda sem motorista, e deve se popularizar antes que grandes frotas do tipo estejam nas ruas. Testes de baliza das autoescolas serão inúteis no futuro.

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BMW 540i

MOTOR Dianteiro, turbo, a gasolina, 2.998 cm3, 6 cilindros, 24 válvulas

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POTÊNCIA 340 cv a 5.500 rpm (rotações por minuto)

TORQUE 40,8 kgfm a 1.380 rpm

CÂMBIO automático, de oito marchas

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PORTA-MALAS 390 litros

PESO 1.595 quilos

PNEUS 245/40 R19 na dianteira, 275/35 R19 na traseira

ACELERAÇÃO (zero a 100 km/h) 5,4 segundos

RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 3,3 segundos

CONSUMO URBANO 8,4 km/l

CONSUMO RODOVIÁRIO 14,2 km/l

PREÇO R$ 399.950

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