MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Agentes penitenciários invadem comissão da reforma da Previdência

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um grupo de agentes penitenciários invadiu algumas áreas do Congresso Nacional, entre elas, a comissão especial que vota a reforma da Previdência na noite desta quarta-feira (3). A comissão especial aprovou o texto-base do proj

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2017, 23:30:03 Editado em 03.05.2017, 23:30:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um grupo de agentes penitenciários invadiu algumas áreas do Congresso Nacional, entre elas, a comissão especial que vota a reforma da Previdência na noite desta quarta-feira (3).

continua após publicidade

A comissão especial aprovou o texto-base do projeto, prioridade da agenda do presidente Michel Temer no Congresso, mas votava destaques que podem alterar a proposta no momento da invasão.

Com isso, os trabalhos da comissão foram paralisados e não há previsão de serem retomados.

continua após publicidade

A revolta dos agentes se deu porque o texto aprovado na comissão não os colocou num regime diferenciado na reforma.

Instantes depois de ter anunciado um benefício aos agentes penitenciários, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), voltou atrás.

A justificativa do relator foi que parlamentares argumentaram que o Legislativo estava atendendo o pedido de um grupo que fez um movimento "contra a lei brasileira", ao invadir o Ministério da Justiça na tarde desta terça-feira (2).

continua após publicidade

"Desde o momento em que acabei de ler meu parecer, recebi uma centena de mensagens de WhatsApp de parlamentares absolutamente revoltados com essa condição", afirmou. "Estou retirando do texto os agentes penitenciários".

Mais cedo, o texto apresentado por Arthur Maia abria a possibilidade para que os agentes penitenciários tivessem regras mais benéficas de aposentadoria, com normas iguais à de policiais federais e legislativos no futuro.

Sem a previsão de uma regra diferenciada, os agentes penitenciários ficam enquadrados nas mesmas regras gerais dos servidores públicos, que prevê aposentadoria a partir de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens), além de 25 anos de contribuição.

continua após publicidade

BOMBAS

O grupo entrou por um dos anexos da Câmara, próximo ao local da comissão. Alguns agentes tentaram ir também para o plenário principal da Casa, mas a polícia legislativa consegui contê-los com bombas de gás lacrimogêneo.

A reportagem ficou trancada com Arthur Maia, o presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-MS), e o líder do governo Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) em uma sala da Câmara durante o tumulto.

Os três deixaram o prédio por uma saída lateral.

O relator pediu apoio da Polícia Federal para retirar os agentes do prédio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Agentes penitenciários invadem comissão da reforma da Previdência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!