MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Facebook detecta estado emocional de jovens para vender anúncio, diz jornal

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Documentos vazados da sede do Facebook na Austrália mostram como a rede social se aproveita da vulnerabilidade emocional de usuários jovens para promover um determinado tipo de publicidade. De acordo com o relatório de 23 pág

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.05.2017, 20:25:13 Editado em 01.05.2017, 20:25:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Documentos vazados da sede do Facebook na Austrália mostram como a rede social se aproveita da vulnerabilidade emocional de usuários jovens para promover um determinado tipo de publicidade.

continua após publicidade

De acordo com o relatório de 23 páginas, produzido por dois altos executivos da companhia, identificados como David Fernandez e Andy Sinn, e obtidos pelo jornal "The Australian", algoritmos da rede social conseguem determinar "momentos em que jovens precisam de um aumento de confiança".

Conforme o documento, por meio do monitoramento de fotos e de postagens em tempo real, o Facebook identifica quando um jovem se sente "estressado", "derrotado", "sobrecarregado", "ansioso", "nervoso", "estúpido", "bobo", "inútil" e um "fracasso".

continua após publicidade

A apresentação, que seria destinada a um dos quatro maiores bancos da Austrália, afirma que a rede social possui um banco de dados dos cerca de 6,4 milhões de usuários, entre estudantes e jovens trabalhadores.

Questionado pela publicação australiana, o Facebook enviou primeiro um pedido de desculpas formal, dizendo que estava abrindo uma investigação para entender a falha e aprimorar a supervisão, e que medidas disciplinares seriam tomadas conforme necessário.

Nesta segunda-feira (1º), no entanto, a rede social lançou uma segunda declaração, agora sem pedir desculpas nem falar em medidas disciplinares, mas descrevendo a reportagem como "enganosa". A companhia nega que ofereça ferramentas para escolher o público-alvo de anúncios com base em estado emocional.

continua após publicidade

Os documentos citados, segundo a empresa, baseavam-se em "pesquisas feitas pelo Facebook e posteriormente compartilhadas com um anunciante" e foram "destinadas a ajudar os profissionais de marketing a entender como as pessoas se expressam".

O Facebook se recusou a responder se estudos semelhantes foram conduzidos em outros países.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Facebook detecta estado emocional de jovens para vender anúncio, diz jornal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!