MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Jornais dos EUA veem queda de distribuição e questionam Facebook

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um terço dos posts de Facebook de jornais americanos como “Chicago Tribune” e “Boston Globe” não vêm sendo distribuídos pela plataforma social de maneira significativa, levando os veículos a repensar suas estratégias. O alarm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2017, 06:20:08 Editado em 30.04.2017, 06:20:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um terço dos posts de Facebook de jornais americanos como “Chicago Tribune” e “Boston Globe” não vêm sendo distribuídos pela plataforma social de maneira significativa, levando os veículos a repensar suas estratégias.

continua após publicidade

O alarme foi soado por Kurt Gessler, vice-editor para digital no “Tribune”, parte da cadeia Tronc, de títulos como “Los Angeles Times”. Ele diz que o problema começou em janeiro “e está ficando pior”.

O jornal, o maior de Chicago, tinha até então uma audiência "razoavelmente estável e previsível" no Facebook, com a maioria dos posts registrando alcance entre 25 mil e 50 mil usuários.

continua após publicidade

Desde o início do ano, porém, vem crescendo a quantidade de posts com desempenho abaixo dessa média -e não mais com alcance perto de 20 mil, como acontecia, mas de 6 mil ou 4 mil.

O diretor de engajamento de audiência do "Boston Globe", Matt Karolian, diz ter "dados bastante similares" e que março foi o primeiro mês, em um ano, de queda no 'tráfego social" do jornal.

Gessler destaca, como possível razão para a queda, mudanças no algoritmo do Facebook, lembrando que o próprio blog Newsroom da plataforma alertou para uma alteração no final de janeiro.

continua após publicidade

A atualização do algoritmo visava destacar "histórias mais autênticas". O Facebook garantiu então que "a maioria das páginas não verá alterações significativas em sua distribuição no Feed de Notícias".

Depois do primeiro alerta do "Chicago Tribune", há dez dias, o próprio Facebook passou a trabalhar com o jornal para levantar o que vem provocando a queda, ainda sem uma conclusão.

A plataforma, que vem procurando se aproximar dos veículos jornalísticos, criou em janeiro uma chefia para "parcerias de mídia", que atua em frentes como notícias falsas e a crise dos jornais regionais -os mais ameaçados, nos EUA.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Jornais dos EUA veem queda de distribuição e questionam Facebook"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!