MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE estuda medidas mais rigorosas para importação de carne do Brasil

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O comissário da União Europeia para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, disse nesta quarta-feira (29) que a União Europeia estuda medidas mais rigorosas para a importação da carne brasileira após a Operação Carne

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.03.2017, 14:26:00 Editado em 29.03.2017, 14:30:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O comissário da União Europeia para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, disse nesta quarta-feira (29) que a União Europeia estuda medidas mais rigorosas para a importação da carne brasileira após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

continua após publicidade

Segundo Andriukaitis, a União Europeia solicitou esclarecimentos ao Ministério da Agricultura e deve receber respostas até esta sexta-feira. Em seguida, planeja enviar uma auditoria ao Brasil.

"A decisão de introduzir medidas mais rigorosas está em estudo. Estamos fortalecendo as verificações documentais e físicas. E sugerimos aos países-membros que verifiquem cada produto que entrar em seus territórios", disse.

continua após publicidade

O comissário afirmou ainda que o escândalo relevado na Operação Carne Fraca mostra a importância de restaurar a "confiança" e "previsibilidade dos sistemas de controle". Ele defendeu a adoção de um sistema de controle "oficial e independente", com respostas imediatas diante de situações de crise.

Mais cedo, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, também comentou a possibilidade de a União Europeia adotar novas medidas em relação à carne brasileira.

"A Europa tem determinadas regras nessa questão de alimentos. O momento em que estamos vivendo é um momento em que eles virão com novas propostas e novas regras. Precisamos entender o que estão nos propondo", afirmou, após participar de um evento em Brasília sobre resistência a antibióticos.

continua após publicidade

Maggi disse ainda que o governo planeja uma comitiva, em maio, que deve visitar países da Europa, Oriente Médio e Ásia para dar "explicações técnicas e políticas" e retomar a confiança no mercado brasileiro.

Questionado, afirmou ser difícil saber quando tempo levará para essa confiança ser retomada. "Isso não depende só de política ou de governos."

Segundo ele, o processo de fiscalização dos frigoríficos e produtos investigados na operação Carne Fraca tem sido "absolutamente transparente" e qualquer novo achado "será comunicado ao mercado independente das consequências". "Nada ficará sem dar explicações", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "UE estuda medidas mais rigorosas para importação de carne do Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!