MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Petrobras diz que mudanças no conteúdo local são muito bem-vindas

NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras afirmou nesta quinta (23) que as mudanças propostas pelo governo nas regras de conteúdo local do petróleo "são muito bem-vindas" e têm condições de incentivar novos investimentos no país. Na q

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2017, 19:44:44 Editado em 23.02.2017, 19:45:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NICOLA PAMPLONA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras afirmou nesta quinta (23) que as mudanças propostas pelo governo nas regras de conteúdo local do petróleo "são muito bem-vindas" e têm condições de incentivar novos investimentos no país.

Na quarta (22), o governo anunciou uma redução à metade das exigências de compras no país por empresas vencedoras de leilões de áreas para exploração de petróleo.

continua após publicidade

A medida recebeu duras críticas de fabricantes de federações de indústrias.

Em nota oficial, a Petrobras diz que os novos percentuais são factíveis, estimulam maior competitividade nos leilões e permitem que a indústria nacional tenha maior previsibilidade quanto à demanda futura.

A empresa mudou de postura com relação ao tema após a chegada de Pedro Parente, indicado pelo presidente Michel Temer, à presidência da companhia.

continua após publicidade

Na nota, ela argumenta que atrasos de mais de três anos na entrega de plataformas que seriam construídas no país provocaram uma perda de arrecadação de R$ 33 bilhões em oito anos.

"A primeira licitação para aquisição da plataforma do campo de Libra, no pré-sal, resultou em preço 40% superior aos parâmetros internacionais, refletindo as exigências da política de conteúdo local em vigor", argumentou a companhia.

Atualmente, a Petrobras discute com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) a possibilidade de contratar a plataforma no exterior.

continua após publicidade

Segundo a estatal, a avaliação positiva sobre as mudanças é compartilhada com as petroleiras estrangeiras Shell, Statoil, CNOOC, CNPC, Repsol e Galp, todas sócias em projetos do pré-sal.

Também nesta quinta, o Movimento Produz Brasil, que reúne associações de fabricantes e federações estaduais de indústrias divulgou nota de repúdio contra as mudanças.

"Na prática, esta decisão sinaliza o fim do conteúdo local", diz o texto, referindo-se à redução dos índices mínimos propostos pelo governo, que considera "muito abaixo do razoável.

A proposta prevê conteúdo local mínimo de 25% para a construção de poços e de plataformas e de 40% para sistemas de coleta e escoamento de petróleo e gás.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras diz que mudanças no conteúdo local são muito bem-vindas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!