MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aluguel de imóveis em São Paulo sobe 0,9% em janeiro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quem precisou alugar um imóvel na cidade de São Paulo, no último mês de janeiro, pagou em média 0,9% mais do que os inquilinos que assinaram novos contratos de locação no mês anterior. No acumulado de 12 meses, a taxa atingiu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.02.2017, 11:58:15 Editado em 15.02.2017, 12:00:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quem precisou alugar um imóvel na cidade de São Paulo, no último mês de janeiro, pagou em média 0,9% mais do que os inquilinos que assinaram novos contratos de locação no mês anterior. No acumulado de 12 meses, a taxa atingiu 0,7%, na primeira elevação desde junho de 2015, segundo o Secovi-SP (sindicato da habitação). As informações são da Agência Brasil.

continua após publicidade

Essa alta, no entanto, é bem inferior à variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) (6,6%), medido pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas e que serve de parâmetro para a correção dos alugueis.

De acordo com dados do Secovi, mesmo com a pequena variação positiva, os preços no mercado de locação estavam em média 2,7% mais baixos do que os de 19 meses atrás. A série histórica mostra que, ao longo do ano passado, a retração mais expressiva em relação à variação anual ocorreu em março (-4,1%).

continua após publicidade

Em nota, o vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi, Rolando Mifano, fez uma projeção indicando a possibilidade de recuperação dos preços. "Essa leve alta em janeiro, aproximando mais um pouco a variação do valor médio de locação ao IGP-M, finalmente, manifesta uma tênue reação e uma tendência de equilíbrio para os próximos meses."

Tamanho

Em janeiro, as taxas de reajustes variaram de acordo com o tamanho do imóvel. No caso de residências de três dormitórios, os valores subiram 2,5%. Os imóveis de dois quartos apresentaram alta de 1,1% enquanto os de apenas um dormitório tiveram recuo de 0,3%.

continua após publicidade

Em quase metade dos contratos (46%), a modalidade de garantia mais utilizada foi a do fiador, seguida do tipo depósito caução (36,5%) e do seguro-fiança (17,5%).

A procura foi maior para casas e sobrados que demoraram em média entre 17 e 42 dias para alugar. Já os apartamentos levaram em média entre 24 e 49 dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aluguel de imóveis em São Paulo sobe 0,9% em janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!