Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Previsão de alta de 1% do PIB está mantida, diz Meirelles

Loading...

ECONOMIA

Previsão de alta de 1% do PIB está mantida, diz Meirelles

MAELI PRADO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (9) que, devido a uma série de indicadores positivos da atividade econômica, como vendas de papel ondulado e movimento de cargas nas estradas, a previsão de crescimento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano está mantida pela equipe econômica.

Os analistas ouvidos pelo boletim Focus acreditam em um crescimento da economia de 0,49% em 2017. "O crescimento médio do mercado está em 0,5%. Estamos acima disso, mas vamos aguardar um pouco porque deve haver uma revisão para cima do mercado", declarou o ministro.

"Devido a itens que são bons indicadores da atividade futura, como papelão ondulado, pedágio de carga pesada nas estradas e em janeiro o consumo de energia, concluímos que não há agora a necessidade de fazer uma revisão do PIB neste momento", disse Meirelles após participação do evento Caixa 2017.

"Vamos manter a taxa de crescimento, e devemos fazer a revisão prevista dentro da legislação no mês de março", completou.

De acordo com ele, há uma série de "mudanças importantes" na economia. "Há uma inflexão positiva na economia brasileira e acreditamos que devemos deixar isso consolidar-se e aí sim analisar crescimento do PIB", disse.

O ministro repetiu que, no último trimestre deste ano, o crescimento deve ser de 2% na comparação com mesmo periodo do ano passado. "É importante isso, porque elimina o efeito estatístico de uma base de comparação ruim".

Sobre um eventual contingenciamento de R$ 39 bilhões do Orçamento para que o governo possa cumprir a meta para o resultado primário, necessidade apontada pelo IFI (Instituto Fiscal Independente), Meirelles disse que esse ponto ainda será avaliado pelo governo.

Ele citou a aprovação de um novo programa de repatriação de recursos ilegais no exterior a o novo programa de regularização tributária como fontes de receita que podem reduzir essa necessidade de contingenciamento.

"Só vamos ver isso em março, para ver se medidas serão tomadas, se necessário".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56