MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Previsão de alta de 1% do PIB está mantida, diz Meirelles

MAELI PRADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (9) que, devido a uma série de indicadores positivos da atividade econômica, como vendas de papel ondulado e movimento de cargas nas estradas, a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2017, 12:44:45 Editado em 09.02.2017, 12:45:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MAELI PRADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (9) que, devido a uma série de indicadores positivos da atividade econômica, como vendas de papel ondulado e movimento de cargas nas estradas, a previsão de crescimento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano está mantida pela equipe econômica.

Os analistas ouvidos pelo boletim Focus acreditam em um crescimento da economia de 0,49% em 2017. "O crescimento médio do mercado está em 0,5%. Estamos acima disso, mas vamos aguardar um pouco porque deve haver uma revisão para cima do mercado", declarou o ministro.

continua após publicidade

"Devido a itens que são bons indicadores da atividade futura, como papelão ondulado, pedágio de carga pesada nas estradas e em janeiro o consumo de energia, concluímos que não há agora a necessidade de fazer uma revisão do PIB neste momento", disse Meirelles após participação do evento Caixa 2017.

"Vamos manter a taxa de crescimento, e devemos fazer a revisão prevista dentro da legislação no mês de março", completou.

De acordo com ele, há uma série de "mudanças importantes" na economia. "Há uma inflexão positiva na economia brasileira e acreditamos que devemos deixar isso consolidar-se e aí sim analisar crescimento do PIB", disse.

continua após publicidade

O ministro repetiu que, no último trimestre deste ano, o crescimento deve ser de 2% na comparação com mesmo periodo do ano passado. "É importante isso, porque elimina o efeito estatístico de uma base de comparação ruim".

Sobre um eventual contingenciamento de R$ 39 bilhões do Orçamento para que o governo possa cumprir a meta para o resultado primário, necessidade apontada pelo IFI (Instituto Fiscal Independente), Meirelles disse que esse ponto ainda será avaliado pelo governo.

Ele citou a aprovação de um novo programa de repatriação de recursos ilegais no exterior a o novo programa de regularização tributária como fontes de receita que podem reduzir essa necessidade de contingenciamento.

"Só vamos ver isso em março, para ver se medidas serão tomadas, se necessário".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Previsão de alta de 1% do PIB está mantida, diz Meirelles"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!