Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mercado segue reduzindo estimativa de inflação; previsão de PIB também cai

Loading...

ECONOMIA

Mercado segue reduzindo estimativa de inflação; previsão de PIB também cai

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O mercado financeiro reduziu pela quinta semana seguida a projeção para a inflação deste ano. Desta vez, a estimativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) caiu de 4,70% para 4,64%. As estimativas fazem parte do boletim Focus, uma publicação semanal elaborada pelo Banco Central com base em projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. As informações são da Agência Brasil.

A projeção para a inflação este ano está bem próxima do centro da meta de inflação, que é 4,5%. Para 2018, a estimativa para o IPCA segue em 4,5%.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento do PIB neste ano foi ajustada de 0,50% para 0,49%. Para 2018, a expectativa é que a economia cresça 2,25%. A projeção da semana passada era 2,2%.

Para as instituições financeiras, a Selic encerrará 2017 em 9,5% ao ano e 2018 em 9% ao ano. Atualmente, o índice está 13% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom (Comitê de Política Monetária) aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

JOÃO DA ROCHA GREGÓRIO, 68 ANOS
RENATO JOSÉ PAVOLAK, 56 ANOS

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57