Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pezão apresenta proposta de venda da empresa de saneamento do Rio

Loading...

ECONOMIA

Pezão apresenta proposta de venda da empresa de saneamento do Rio

LUCAS VETTORAZZO

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), apresentou nesta quinta-feira (2) projeto de lei para venda da Cedae, a empresa de águas e esgoto do Estado.

Em mensagem enviada à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), o governo propõe a alienação da totalidade das ações da empresa em troca da autorização para a tomada de um empréstimo de R$ 3,5 bilhões.

O projeto significa na prática a venda da Cedae, mas é feito por meio de duas operações distintas.

Primeiro o governo coloca as ações da empresa como garantia para do empréstimo. Depois, se compromete a vender a empresa no prazo de um ano, pagar a dívida e obter um saldo.

A proposta não apresenta valores, diz apenas que "instituições financeiras federais" farão uma avaliação dos ativos da companhia para estruturar a venda.

O saldo será usado para pagar outras dívidas que o Estado tem com a União ou que tenha o governo como avalista.

A venda é uma das exigências do governo federal no plano de recuperação fiscal do Estado do Rio, que exige também aumento de contribuição previdenciária dos servidores públicos.

A ideia é que o Rio tome uma série de medidas para ter direito a deixar de pagar pelos próximos três anos o serviço da dívida que tem com a União.

As medidas, contudo, precisam passar pela Assembleia e encontram forte resistência dos servidores públicos do Rio.

Os deputados prometem começar a analisar a proposta de venda da companhia no próximo dia 7. A votação está prevista para o dia 9. Servidores já convocaram protestos para as duas datas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 27/02

MARCELO BUCCI, 50 ANOS

SÃO JOÃO DO IVAÍ
NAIR L. SANTOS, 72 ANOS

CAMBIRA 27/02

ALAIDE ALVES DE JESUS, 78 ANOS

KALORÉ
CLAUDINEI GOMES, 42 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48