Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Meirelles diz que meta de inflação em 3% ao ano está gerando 'controvérsia'

Loading...

ECONOMIA

Meirelles diz que meta de inflação em 3% ao ano está gerando 'controvérsia'

MARIANA CARNEIRO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) comentou nesta quarta-feira (1º) sobre o intuito do Banco Central de fazer a meta de inflação caminhar, no longo prazo, para 3% ao ano. Hoje a meta é de 4,5%.

Ele disse que o tema, lançado nesta terça (31) pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn, está "dando muita controvérsia".

"Eu prefiro deixar esse assunto com o presidente do Banco Central. Uma pessoa só falando já está gerando muito mal entendido, duas pessoas falando dá mais", disse.

"Mas não há dúvida de que a tendência da inflação no Brasil de longo prazo é de queda, primeiro porque o Banco Central está fazendo um excelente trabalho, segundo porque uma das causas fundamentais da inflação era a expansão fiscal constante e isso está sendo resolvido", disse.

Ele também afirmou que questões que tratam da segurança jurídica de empresas e de produtividade também estão sendo observadas, o que contribui para baixar o juro estrutural e a inflação no país.

O ministro afirmou que vai esperar a proposta do BC ao Conselho Monetário Nacional, formado por Fazenda, Planejamento e Banco Central, que fixará em junho a meta de 2019.

"Certamente o Banco Central vai estudar isso e até junho vai fazer uma proposta ao Conselho Monetário Nacional. Vamos considerar".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 23/02

JOÃO DA ROCHA GREGORIO, 68 anos

BOM SUCESSO 23/02

MARIA APARECIDA DA SILVA, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57