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Feriados deverão fazer comércio perder R$ 10,5 bilhões em 2017, diz Fecomercio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Estimativas da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) apontam que o comércio varejista brasileiro deverá deixar de ganhar R$ 10,5 bilhões em 2017 devido aos feriados nacionais e

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 02.01.2017, 17:31:20 Editado em 02.01.2017, 17:35:04
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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Estimativas da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) apontam que o comércio varejista brasileiro deverá deixar de ganhar R$ 10,5 bilhões em 2017 devido aos feriados nacionais e feriadões. O montante é 2% superior ao projetado no ano passado. As informações são da Agência Brasil. “Após dois anos de forte recessão econômica -com retrações de 3,8% em 2015 e de 3,5% em 2016 [estimada]– o número excessivo de feriados e suas 'pontes' [dias 'enforcados'] deveria ser revisto, a fim de contribuir no aumento da produtividade da economia”, destacou a entidade em nota.

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O setor de vestuário, tecidos e calçados deverá deixar de ganhar cerca de R$ 1,1 bilhão com os feriados e emendas de 2017, um crescimento de 23% em relação a 2016. No lado oposto, o segmento de outras atividades –em que é preponderante o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, e artigos de papelaria– deixará de ganhar cerca de R$ 3,9 bilhões, 8% a menos que em 2016, o único setor a não apresentar crescimento das perdas.

Segundo a FecomercioSP, os custos adicionais podem inviabilizar a opção de os estabelecimentos abrirem as portas nos feriados. De acordo com a entidade, o comércio aumenta seus custos em 100% para trabalhos em feriados. Segundo a entidade, “em nome da modernização das relações trabalhistas, seria oportuno que essa questão fosse debatida, pois o excesso de proteção por meio dessa elevação de custos acaba prejudicando as empresas, que acabam optando por não abrir no feriado. [Prejudica ainda] os empregados, que reduzem seus rendimentos ao deixar de obter as comissões sobre as vendas”.

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