MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Centrais sindicais são contra idade mínima de 65 anos para aposentadoria

TÁSSIA KASTNER SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As centrais sindicais vão combater a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria proposta pelo governo Michel Temer na reforma da Previdência. Esse é um dos pontos de acordo entre as entidades que representam o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2016, 15:52:05 Editado em 08.12.2016, 15:55:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

TÁSSIA KASTNER

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As centrais sindicais vão combater a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria proposta pelo governo Michel Temer na reforma da Previdência. Esse é um dos pontos de acordo entre as entidades que representam os trabalhadores, que devem organizar protestos e convocar greve contra as mudanças.

"Não aceitaremos idade de 65 anos, não aceitaremos que as pessoas trabalhem 49 anos e não aceitaremos a desvinculação das pensões ao salário mínimo", afirmou Paulinho da Força, deputado federal pelo Solidariedade e presidente da Força Sindical.

continua após publicidade

Representantes da Força Sindical, CUT, UGT, Conlutas, CSB, CGTB e Nova Central se reuniram nesta quinta-feira no Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) para alinhar à reação ao projeto do governo.

O governo anunciou, nesta semana, que pretende estabelecer idade mínima de 65 anos para aposentadoria e tempo mínimo de contribuição de 25 anos. Para conseguir o benefício integral, no entanto, será preciso ficar no mercado de trabalho por 49 anos.

Antes da reunião, Paulinho da Força sugeriu que a Força Sindical tentará idade mínima de 60 anos para homens e de 58 anos para mulheres.

continua após publicidade

Possíveis contrapropostas das centrais serão baseadas em uma análise econômica do Dieese, que deverá ficar pronta em fevereiro, segundo Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do órgão.

A divergência entre os sindicalistas, no entanto, está na forma de reação. Algumas centrais, como a Força, pretendem apresentar emendas ao projeto, para ajustá-lo ao que esperam da reforma da Previdência.

Já a CUT -que marcou protesto de trabalhadores para amanhã na região do ABC- trabalhará para retirar a reforma da Previdência da pauta do Congresso.

"Estamos caminhando para a era pré-Getúlio Vargas, quando não tínhamos nada", disse Sérgio Nobre, secretário geral da CUT, sobre o projeto apresentado pelo governo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Centrais sindicais são contra idade mínima de 65 anos para aposentadoria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!