MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC europeu estende programa de estímulo, mas reduz compra de ativos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira (8) que vai estender seu programa de estímulos econômicos até o final de 2017, embora tenha reduzido o valor mensal de recompra de ativos de 80 bilhões de euros para 60 bilhõ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2016, 11:28:22 Editado em 08.12.2016, 11:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira (8) que vai estender seu programa de estímulos econômicos até o final de 2017, embora tenha reduzido o valor mensal de recompra de ativos de 80 bilhões de euros para 60 bilhões de euros a partir de abril.

continua após publicidade

A decisão foi divulgada após a reunião de política monetária em que o BCE manteve a taxa de depósito em -0,40%, enquanto a taxa de empréstimo permaneceu em 0,25%.

"Se, nesse período, a perspectiva se tornar menos favorável ou se as condições financeiras se tornarem inconsistentes com o avanço adicional em direção a ajuste sustentável do rumo da inflação, o conselho administrativo pretende aumentar o programa em termos de tamanho e/ou duração", afirmou o BCE.

continua após publicidade

A decisão de reduzir as compras deve vir como uma surpresa para os mercados, já que os investidores esperavam uma extensão de seis meses a um ritmo constante de 80 bilhões de euros por mês.

Ao estender o programa de recompra de ativos, mas reduzindo o ritmo mensal, o BCE pode estar tentando preservar seu estímulo monetário enquanto riscos políticos turvam o cenário para a recuperação da zona do euro.

O euro atingiu o maior patamar em três semanas após o anúncio.

O BCE comprou mais de 1,4 trilhão de euros em títulos, principalmente de dívida pública, desde março de 2015, lutando contra a ameaça de deflação e tentando impulsionar o bloco monetário, ainda prejudicado pelo legado da crise da dívida de 2009.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC europeu estende programa de estímulo, mas reduz compra de ativos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!