MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria da aviação vê lucro recorde em 2016 e perspectiva pior para 2017

FABRÍCIO LOBEL, ENVIADO ESPECIAL GENEBRA, SUÍÇA (FOLHAPRESS) - A indústria mundial de aviação prevê um lucro recorde para o setor em 2016, pelo terceiro ano seguido. A estimativa anunciada na manhã desta quinta (8) pela Iata (associação internacional de t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2016, 08:49:48 Editado em 08.12.2016, 08:50:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FABRÍCIO LOBEL, ENVIADO ESPECIAL

continua após publicidade

GENEBRA, SUÍÇA (FOLHAPRESS) - A indústria mundial de aviação prevê um lucro recorde para o setor em 2016, pelo terceiro ano seguido. A estimativa anunciada na manhã desta quinta (8) pela Iata (associação internacional de transporte aéreo) é de fechar o ano com U$ 35,6 bilhões em lucro.

A previsão é, no entanto, menor do que a anunciada pela associação em junho: U$ 39,4 bilhões. A revisão ocorreu devido ao crescimento mais lento do que o previsto do PIB mundial e pelo aumento dos custos.

continua após publicidade

A perspectiva para 2017 é menos otimista: o lucro estimado é de U$ 29,8.

A expectativa de alta do petróleo no ano que vem é um dos componentes que afetou o otimismo da indústria. A associação prevê ainda um menor crescimento do tráfego aéreo e menor expansão da capacidade de transporte.

"Os lucros da indústria não são uniformes. Os benefícios de uma infraestrutura desenvolvida nos Estados Unidos mantêm as companhias americanas entre as que mais lucram. Por uma indústria verdadeiramente rentável, devemos buscar lucros similares em diferentes países", disse Alexandre de Juniac, diretor geral da Iata.

continua após publicidade

AMÉRICA LATINA

A expectativa de lucro para 2016 na América Latina é de U$ 300 milhões. Para 2017, o valor deverá ser menor: US$ 200 milhões.

A previsão é que a demanda pelo meio de transporte aéreo cresça 4% no ano que vem. A associação alerta que, apesar disso, prevê aumento da capacidade de transporte na região em 4,8%, o que pode trazer ineficiência nos gastos.

continua após publicidade

A Iata lista deficiências na infraestrutura, altas taxas e o aumento de regulação como barreiras à indústria da aviação na região.

O jornalista FABRICIO LOBEL viajou a convite da Iata

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria da aviação vê lucro recorde em 2016 e perspectiva pior para 2017"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!