MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Idade mínima de aposentadoria pode chegar a 67 em 2060, diz governo

LAÍS ALEGRETTI E MAELI PRADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A idade mínima de aposentadoria, que será de 65 anos, pode subir para 67 em 2060. O governo federal anunciou nesta terça-feira (6) que a proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer pr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2016, 11:50:02 Editado em 06.12.2016, 17:01:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LAÍS ALEGRETTI E MAELI PRADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A idade mínima de aposentadoria, que será de 65 anos, pode subir para 67 em 2060. O governo federal anunciou nesta terça-feira (6) que a proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer prevê um mecanismo automático de ajuste da idade mínima.

Esse gatilho depende da evolução demográfica, de acordo com o secretário de Previdência, Marcelo Caetano. A cada vez que os dados do IBGE mostrarem aumento de um ano na expectativa de sobrevida do brasileiro a partir dos 65 anos, a idade mínima de aposentadoria subirá um ano.

continua após publicidade

Atualmente, de acordo com o secretário, os números do IBGE mostram que a expectativa de vida do brasileiro após 65 anos é de, aproximadamente, mais 18 anos.

As projeções mostram que a sobrevida deve aumentar mais um ano entre 2020 e 2030 e, depois, deve aumentar mais um ano entre 2040 e 2050. Por isso, em 2060 a idade mínima já terá subido 2 anos, de acordo com a expectativa do governo.

"Em vez de ficarmos fazendo várias reformas constitucionais ou legais em função de avanço da demografia, a gente prevê, nessa PEC, uma possibilidade de ajuste automático dessa idade de 65 anos de acordo com a evolução demográfica", explicou Caetano.

continua após publicidade

Questionado sobre se há possibilidade de a idade cair, Caetano disse que sim, mas que "dificilmente" isso ocorrerá.

Na segunda-feira (5), o presidente Michel Temer anunciou o envio da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência ao Congresso. Ele não detalhou, no entanto, os detalhes da medida.

O envio do texto chegou a ser prometido ainda para setembro, antes das eleições municipais. A impopularidade do tema, no entanto, gerou sucessivos adiamentos. O argumento foi sempre o de que o governo federal discutiria pontos da proposta com setores da sociedade. A discussão, contudo, ficará para o Legislativo.

A proposta de mudança na Previdência foi feita por uma equipe de técnicos liderados por Caetano, além da chefe da assessoria especial da Casa Civil, Martha Seillier, e do diretor de assuntos fiscais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima. Depois, passou pela análise de Temer.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Idade mínima de aposentadoria pode chegar a 67 em 2060, diz governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!