MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Após dois cortes, Petrobras eleva preços da gasolina e do diesel

NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Após dois cortes sucessivos, a Petrobras decidiu elevar nesta segunda-feira (5) os preços da gasolina e do diesel. O preço da gasolina na refinaria vai subir 8,1%, informou a estatal. Já o do diesel será e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2016, 21:05:09 Editado em 05.12.2016, 21:05:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NICOLA PAMPLONA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Após dois cortes sucessivos, a Petrobras decidiu elevar nesta segunda-feira (5) os preços da gasolina e do diesel.

O preço da gasolina na refinaria vai subir 8,1%, informou a estatal. Já o do diesel será elevado em 9,5%.

continua após publicidade

A Petrobras calcula que, se o repasse às bombas for integral, o diesel pode subir 5,5%, ou cerca de R$ 0,17 por litro, e a gasolina pode subir 3,4%, ou R$ 0,12 por litro.

A empresa frisou, porém, que os preços dos combustíveis são livres e dependem da política comercial de distribuidoras e postos.

O reajuste desta segunda foi feito antes mesmo que o repasse dos cortes promovidos nos dois últimos meses chegasse integralmente às bombas.

continua após publicidade

No dia 14 de outubro, a gasolina caiu 2,7% e o diesel, 3,2%. Em 8 de novembro, os preços foram reduzidos em 3,1% e 10,4%, respectivamente.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), porém, desde o primeiro corte, a gasolina nas bombas caiu apenas 0,03%. O repasse acumulado ao preço do diesel foi de 0,9%.

Os dados da ANP indicam que o segmento de distribuição de combustíveis foi quem mais segurou os preços no período.

continua após publicidade

A Petrobras informou que os reajustes refletem a alta do petróleo e a desvalorização do real.

"Por outro lado, a participação da Petrobras no mercado interno de diesel registrou pequenos sinais de recuperação", disse a empresa, em nota.

A nova política de preços da estatal prevê reuniões mensais de um grupo de executivos para avaliar os preços com base nas cotações internacionais, no câmbio e nas vendas da empresa no mercado interno. O grupo se reuniu na tarde desta segunda (5).

"A Petrobras reafirma sua política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis cuja volatilidade vem aumentando recentemente", concluiu a companhia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Após dois cortes, Petrobras eleva preços da gasolina e do diesel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!