MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Projeção para inflação cai para 6,69%

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O mercado financeiro reduziu a projeção de inflação para este ano pela quarta vez seguida, de acordo com o Banco Central. A estimativa de inflação, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), caiu de 6,72

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2016, 11:07:35 Editado em 05.12.2016, 11:10:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O mercado financeiro reduziu a projeção de inflação para este ano pela quarta vez seguida, de acordo com o Banco Central. A estimativa de inflação, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), caiu de 6,72% para 6,69%. Para 2017, a taxa foi mantida em 4,9% há três semanas. As informações são da Agência Brasil.

continua após publicidade

As estimativas fazem parte do boletim Focus elaborado pelo BC ao mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos.

As projeções ultrapassam o centro da meta que é de 4,5%. O teto da meta é 6,5% este ano, e 6% em 2017. O boletim é divulgado às segundas-feiras, em Brasília.

continua após publicidade

Recessão

A projeção de instituições financeiras para a queda da economia, este ano, piorou ao passar de 3,49% para 3,43%. Para 2017, a expectativa de crescimento foi alterada de 0,98% para 0,80%, na sétima redução consecutiva.

A projeção para a taxa básica de juros, a Selic, para o final de 2017 caiu de 10,75% para 10,50% ao ano. Na última semana, a Selic foi reduzida em 0,25 ponto percentual para 13,75% ao ano.

continua após publicidade

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia.

Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom reduz o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Projeção para inflação cai para 6,69%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!