MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Aneel aciona bandeira amarela e conta de luz vai subir em novembro

DIMMI AMORA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu nesta sexta-feira (28) aumentar as contas de luz a partir de novembro. As contas do próximo mês pagarão uma taxa extra de R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2016, 18:23:11 Editado em 28.10.2016, 18:25:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIMMI AMORA

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu nesta sexta-feira (28) aumentar as contas de luz a partir de novembro.

As contas do próximo mês pagarão uma taxa extra de R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos devido ao acionamento da chamada bandeira tarifária.

continua após publicidade

Até este mês, a bandeira era verde, que sinaliza que não há risco de custos muito elevados no futuro para as contas e, por isso, não há cobrança de taxa.

Mas condições desfavoráveis de clima, principalmente a falta de chuvas nas regiões Norte e Nordeste, levaram a agência a rever a sinalização e acionar a bandeira amarela, onde há cobrança nas contas.

Se a situação piorar, a bandeira pode se transformar em vermelha, com custo de até 4,50 por 100 kWh.

continua após publicidade

As bandeiras são acionadas quando o preço da energia começa a ter risco de subir. As distribuidoras, que entregam a energia em residências e empresas, pagam o custo na hora da compra, mas só podem repassar ao consumidor na revisão tarifária anual, que pode ocorre mais de dez meses depois.

Para evitar aumentos exagerados nessas revisões e sinalizar para os consumidores para reduzirem seu consumo por causa dos preços altos, o governo criou o sistema de bandeiras.

"Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente", informou a Aneel em nota após a decisão.

continua após publicidade

Em setembro, a Folha de S.Paulo antecipou que a situação dos reservatórios era complexa e a previsão de seca grave na região poderia levar ao aumento das tarifas.

Os meteorologistas dizem que as regiões Nordeste e Norte devem ter secas severas durante o próximo período chuvoso (entre outubro e abril), com previsões de chuva entre 35% e 45% da média histórica das regiões. Nas outras áreas do país, a expectativa é de chuvas normais. Com isso, as hidrelétricas do Nordeste podem ter que suspender a geração de energia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Aneel aciona bandeira amarela e conta de luz vai subir em novembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!