MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Chanceler alemã cobra transparência de Facebook e Google

NELSON DE SÁ SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que os algoritmos usados pelas grandes plataformas de internet, "quando não são transparentes, podem levar a uma distorção da nossa percepção, podem estreitar a nossa ampl

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2016, 19:50:21 Editado em 27.10.2016, 19:55:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NELSON DE SÁ

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que os algoritmos usados pelas grandes plataformas de internet, "quando não são transparentes, podem levar a uma distorção da nossa percepção, podem estreitar a nossa amplitude de informações".

A declaração foi dada durante a conferência de jornalismo Medientage, que terminou nesta quinta (27) em Munique, na Alemanha. Participaram executivos como Mark Thompson, presidente-executivo do "New York Times", e cientistas como Wolfgang Wahlster, do Centro Alemão de Pesquisas sobre Inteligência Artificial.

continua após publicidade

Para Merkel, os algoritmos -as fórmulas usadas pelas plataformas para selecionar o que apresentam ao usuário- "devem ser transparentes, para que as pessoas possam se informar, como cidadãos interessados, sobre questões como: 'O que influencia o meu comportamento e o de outros na internet?'".

Sem citar diretamente Facebook e Google, ela afirmou que "as grandes plataformas de internet, através dos algoritmos, tornaram-se um buraco de agulha que diversos meios de comunicação precisam atravessar para alcançar os seus usuários".

Trata-se de um desenvolvimento "ao qual é preciso prestar muita atenção", segundo a chanceler alemã, porque a saúde da democracia requer que os cidadãos sejam confrontados por ideias diferentes.

Falando depois à revista "Der Spiegel", o porta-voz de política para internet do partido de Merkel declarou que "a chanceler certamente não quis dizer que as empresas devem divulgar segredos comerciais, mas que precisamos de mais informações dos operadores, como o Facebook, sobre como seus algoritmos funcionam de um modo geral".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Chanceler alemã cobra transparência de Facebook e Google"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!