MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Com aval de Temer, senador do PMDB deve ser relator da PEC do Teto

MARINA DIAS E CAMILA MATTOSO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Com aval do Planalto, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) deve ser o relator no Senado da PEC que cria um teto para os gastos públicos. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou n

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2016, 19:20:21 Editado em 26.10.2016, 19:25:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARINA DIAS E CAMILA MATTOSO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Com aval do Planalto, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) deve ser o relator no Senado da PEC que cria um teto para os gastos públicos.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (26) que essa era a indicação da bancada do PMDB, mas Eunício disse à reportagem que "ainda não estava definido", apesar de ponderar que o cargo seria dele caso quisesse.

continua após publicidade

Eunício não era o plano inicial do governo para a relatoria. O Planalto preferia o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro do Planejamento e um dos principais articuladores no Congresso da pauta econômica de Temer.

Com a crise entre Legislativo e Judiciário, o presidente Michel Temer e alguns de seus assessores temem reflexos negativos no andamento da pauta econômica no Congresso e decidiram monitorar de perto o roteiro da PEC.

Temer pediu, inclusive, que Eunício cancelasse uma viagem que o senador tinha para o Ceará nesta quarta (26) pela manhã e ficasse em Brasília para discutir o tema com ele no Planalto.

continua após publicidade

Eunício também se reuniu na terça (25) com o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e já havia abordado a possibilidade de ser o relator da proposta.

O senador conta com isso para se credenciar ainda mais para a disputa pela presidência do Senado, em fevereiro do ano que vem.

O anúncio oficial deve ser feito nesta quinta (27) pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), José Maranhão.

continua após publicidade

A base de Temer conseguiu um acordo para que a PEC fosse apenas para a CCJ, contrariando a oposição, que pleiteava que a proposta passasse também pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), presidida pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Aliados de Eunício dizem que, com a CCJ, não há possibilidade de a oposição dizer que não houve debate.

continua após publicidade

Segundo o roteiro anunciado por Renan, a votação em primeiro turno da PEC deve ser feita em 29 de novembro e, em segundo turno, dia 13 de dezembro.

Os gastos do governo e os efeitos da PEC do Teto

OUTROS NOMES

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro do Planejamento e um dos principais articuladores no Congresso da pauta econômica de Temer, foi cotado como relator nos bastidores do Senado. Outro que pleiteava o cargo era o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).

Apesar da preferência por Jucá de alguns dos auxiliares de Temer, peemedebistas têm reclamado do "excesso de responsabilidades" que ficam a cargo dele.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Com aval de Temer, senador do PMDB deve ser relator da PEC do Teto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!