MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

STF retoma julgamento da desaposentação; placar está empatado

GABRIEL MASCARENHAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) retomou na tarde desta quarta-feira (26) o julgamento de três processos que discutem a constitucionalidade da chamada desaposentação. A corte decidirá se aposentados que vol

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2016, 16:47:59 Editado em 26.10.2016, 16:50:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIEL MASCARENHAS

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) retomou na tarde desta quarta-feira (26) o julgamento de três processos que discutem a constitucionalidade da chamada desaposentação.

A corte decidirá se aposentados que voltam a trabalhar têm direito a corrigir o valor de seus aposentadorias, levando em consideração o tempo de contribuição de período em que eles retornaram à ativa.

continua após publicidade

Neste momento, o placar está 3 a 3. São partidários da tese que favorece os trabalhadores os ministros Marco Aurélio Mello, relator de um dos casos, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso, relator de outra ação. Votaram contra a desaposentação Edson Fachin, Teori Zavascki e Dias Toffoli.

O julgamento começou em 2014, mas Rosa Weber pediu vista naquela ocasião.

A Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) pediu ao Supremo para adiar a apreciação da matéria, sob argumento de que o governo deverá enviar ao Congresso em breve uma reforma da Previdência.

continua após publicidade

Havia a expectativa de que a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, levasse a questão ao plenário. No início da sessão, no entanto, ela anunciou que não acolheria a solicitação da entidade.

"O Judiciário não pode condicionar suas pautas a processos em andamento. A prioridade, portanto, tem de ser processos que já estão em tramitação, há uma longa pauta a ser cumprida. A circunstância de haver diálogo com a sociedade sobre a reforma da Previdência não justifica que a atuação do Judiciário tenha de ser interrompida a aguardar outras circunstâncias", disse.

Estima-se que, se aprovada pelo STF, a desaposentação custe R$ 181 bilhões para os cofres do INSS nos próximos 30 anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "STF retoma julgamento da desaposentação; placar está empatado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!