MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Com preço em alta, milho recupera espaço da soja em região do Paraná

Após uma década tendo crescimento constante na região de Ivaiporã (vale do Ivaí - Norte do Paraná), a soja deve devolver um pouco da área tomada do milho em safras passadas. O escritório regional do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado a Secreta

Da Redação

·
Plantio de milho no Paraná - Foto: Ivan Madonado
Icone Camera Foto por Reprodução
Plantio de milho no Paraná - Foto: Ivan Madonado
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2016, 19:04:00 Editado em 23.10.2016, 19:16:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após uma década tendo crescimento constante na região de Ivaiporã (vale do Ivaí - Norte do Paraná), a soja deve devolver um pouco da área tomada do milho em safras passadas. O escritório regional do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado a Secretaria de Estado da Agricultura (Seab) divulgou nessa semana o primeiro levantamento para a safra 2016/17 de soja e aponta que os 22 municípios da regional devem semear 292,1 mil de hectares.

continua após publicidade

A estimativa é 1,3% menor que a área plantada em 2015/16, quando o total semeado foi de 295,7 mil ha. A produção da soja estimada para a próxima safra na região é de 900 mil toneladas. Na safra anterior os produtores colheram 916 mil tonelada em média 3 mil quilos por ha.

De acordo com o agrônomo do Deral, Sérgio Carlos Empinotti, a migração da área de plantio para o milho é por conta dos preços bons para o agricultor, da produção, da produtividade e da rentabilidade. “O mercado mostra que há dificuldade de abastecimento de milho até junho de 2017. Portanto, se não houver corte de demanda e nem grandes importações é possível que os bons preços continuem para o produtor de milho”, comenta Empinotti. Na sexta-feira, a saca de 60 quilos de milho era cotada na região por R$ 41,73 a saca de 60 quilos, o mercado da soja era de R$ 67. Na região, o cultivo da semente de soja alcançou nesta semana 70% da área prevista. 

continua após publicidade

“O pessoal aproveitou as chuvas dos últimos dias e acelerou. Não querem perder tempo, para poder plantar também o milho safrinha lá na frente. Dependendo da época do plantio se colhe um pouquinho mais cedo em fevereiro”, explica Empinotti. 

O produtor Renato Ribeiro, que possui uma propriedade próxima a Ivaiporã, semeava 20 alqueires de soja nesta semana. “Na safra passada conseguimos bons preços vamos torcer para que o clima contribua e os preços cheguem ao mesmo patamar da safra passada. Se tivesse mais área com certeza plantaria mais”, comenta Ribeiro. 

Semente
 Quase a totalidade das lavouras da região adota o sistema de plantio direto, que tem como característica principal fazer a instalação da cultura sem fazer revolvimento do solo. Nesse sistema as ervas daninhas são eliminadas através do uso de herbicidas utilizados no momento de fazer a instalação da cultura. 

continua após publicidade

A recomendação do agrônomo do Deral, Randolfo Oliveira aos produtores é que a inoculação da semente seja bem feita. “A inoculação de sementes é essencial para que o produtor obtenha bom padrão de produtividade. Este processo faz com que a soja receba uma alta quantidade de nitrogênio, nutriente essencial para o desenvolvimento da planta”, explica Oliveira. 

A inoculação é realizada momentos antes da semeadura, após aplicar o inoculante, as sementes são levadas a sombra para secar, evitando exposição ao sol e temperatura elevada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Com preço em alta, milho recupera espaço da soja em região do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!