MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasil avançou negociação de acordo comercial com a Índia, diz José Serra

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou nesta sexta-feira (21) que a aproximação com Índia, devido ao seu "potencial de complementaridade com o Brasil", foi o principal destaque da viagem com o presidente Miche

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2016, 23:10:37 Editado em 21.10.2016, 23:15:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou nesta sexta-feira (21) que a aproximação com Índia, devido ao seu "potencial de complementaridade com o Brasil", foi o principal destaque da viagem com o presidente Michel Temer nesta semana.

continua após publicidade

"É um mercado imenso e com o qual o Brasil tem um potencial de complementaridade, seja na indústria de alimentos ou aeronáutica", afirmou Serra, após evento com empresários em São Paulo.

O ministro disse que os países avançaram muito, mas ressalvou que as mudanças efetivas têm outro ritmo.

continua após publicidade

"Em matéria de gigantes demográficos e econômicos, as coisas não acontecem de um mês para o outro. Mas já nos próximos meses teremos um acordo de liberação comercial com 500 produtos com a Índia, o que já representará um avanço grande. Vamos caminhando também na assinatura de um acordo de facilitação de investimentos brasileiros na Índia e o inverso, dando mais segurança e criando melhores condições para isso."

Segundo ele, a Índia é um país estratégico. "Dentro dos Brics, hoje, a Índia é, sem dúvida, o país mais chamativo para nós."

Questionado sobre as dificuldades em alavancar acordos multilaterais, Serra disse já ter conversado com o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo.

continua após publicidade

"Eu sou defensor do multilateralismo, como ele também. Mas não pegou. O presidente da OMC não vai sair dizendo isso, mas o fato é que não caminhou porque as principais estrelas do comércio internacional livre, que são Inglaterra e Estados Unidos, não embarcaram nele. Então é muito difícil você imaginar que o multilateralismo esteja na ordem do dia. Para nós seria bom, mas é um problema prático. Não vamos nos amarrar nos entendimentos bilaterais, esperando o multilateralismo. Vamos continuar trabalhando. Se chegar o multilateralismo, está ótimo".

Serra também comentou sobre a prisão do ex-presidente da Câmara, o deputado cassado Eduardo Cunha, negando preocupação com uma eventual delação de Cunha.

"O quadro político para mim é questão de maioria no Congresso, perfil das propostas, há muita coisa para ser votada no Congresso", disse.

Serra evitou comentar a movimento do Banco Central para redução da taxa de juros e a possibilidade de prévias no PSDB para a disputa pela presidência em 2018, assunto que ele diz considerar um "debate muito prematuro".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil avançou negociação de acordo comercial com a Índia, diz José Serra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!