MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mercosul e UE retomam negociação para acordo de livre comércio

RAQUEL LANDIM SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As negociações entre o Mercosul e a União Europeia para um acordo de livre comércio saíram da paralisia. Negociadores dos dois blocos estiveram reunidos nesta semana em Bruxelas. Conforme a Folha de S.Paulo apuro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.10.2016, 17:53:23 Editado em 14.10.2016, 17:55:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RAQUEL LANDIM

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As negociações entre o Mercosul e a União Europeia para um acordo de livre comércio saíram da paralisia. Negociadores dos dois blocos estiveram reunidos nesta semana em Bruxelas. Conforme a Folha de S.Paulo apurou, houve progressos nas conversas e o clima é de otimismo.

Os técnicos repassaram as ofertas de abertura de mercado, que foram trocadas em 2014. Nesta fase, a expectativa era reaproximar os negociadores, que sequer se conheciam, devido a troca de comando nos governos dos dois lados.

continua após publicidade

Uma nova reunião foi marcada para março de 2017, em Buenos Aires. Até lá, os diplomatas vão trocar pedidos de novas reduções de tarifas de importação em setores específicos, para tentar agilizar o processo.

Segundo apurou a reportagem, o Mercosul tem margem de manobra para melhorar a sua oferta, por conta da mudança de governo na Argentina. Sob a presidência de Maurício Macri, o país se tornou mais aberto ao livre comércio, o que pode significar maior disposição para permitir a entrada de produtos importados.

Na União Europeia, a opinião pública segue bastante refratária a novos acordos. Os negociadores, no entanto, acreditam que o receio é maior em relação à negociação para um área de livre comércio com os Estados Unidos, que também está em curso.

continua após publicidade

Os europeus são mais simpáticos a um entendimento com o Mercosul, embora permaneça a resistência à entrada de produtos agrícolas, como açúcar e carnes, que só devem ser contemplados com cotas de importação.

As negociações entre Mercosul e União Europeia foram quase concluídas em 2004, mas colapsaram por conta da resistência da Argentina e do setor agrícola europeu. O processo só foi retomado uma década depois, quando ocorreu uma nova troca de ofertas. Desde então, esta é a primeira vez que os dois lados mostram disposição para se engajar novamente nas negociações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mercosul e UE retomam negociação para acordo de livre comércio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!