Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para donos de pequenos negócios, prioridade do governo deveria ser diminuir desemprego

Loading...

ECONOMIA

Para donos de pequenos negócios, prioridade do governo deveria ser diminuir desemprego

FILIPE OLIVEIRA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para donos de pequenas e médias empresas, o combate ao desemprego deveria ser a prioridade do governo para melhorar o ambiente de negócios no Brasil.

A ação foi apontada como mais importante por 26,23% deles e ficou à frente de alternativas como realizar reforma tributária, reduzir a taxa básica de juros e combater à inflação.

O resultado faz parte da pesquisa IC PMN (Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios), elaborada pelo Centro de Estudos em Negócios do Insper, com apoio do Santander.

Segundo avaliação de Gino Olivares, professor do Insper, a preocupação com o desemprego é resultado do impacto imediato que ele tem no faturamento das empresas.

"Com o desemprego em alta, diminui a demanda. Quando o nível de emprego subir, mais pessoas terão dinheiro para consumir."

MENOS PESSIMISMO

O estudo indicou uma melhora generalizada das expectativas dos pequenos negócios para o quarto trimestre de 2016 em relação ao anterior. O aumento de confiança foi percebido em todos os setores e regiões consultados.

Com esse resultado, são quatro trimestres consecutivos de melhora.

Para este trimestre, foram registrados 65,17 pontos, uma alta de 8% na comparação com o terceiro trimestre desse ano e aumento de 18% se observado o último trimestre de 2015, pior resultado desde o início da série histórica, de 2009.

Segundo Olivares, a diminuição das incertezas políticas dos primeiros trimestres, somadas à índices de inflação mais baixos, são alguns dos fatores que explicam a melhora no humor dos empresários.

Levando em conta a perspectiva de queda da taxa básica de juros ainda neste ano, é provável que a confiança siga avançando, diz Olivares. Na pesquisa, 20,92% dos empresários apontaram a queda de juros como ação que o governo deveria priorizar,

Os dados foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.262 pequenos e médios empresários de todo o País, dos setores da indústria, comércio e serviços.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56