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Receita libera consulta ao 5º lote do Imposto de Renda 2016

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ECONOMIA

Receita libera consulta ao 5º lote do Imposto de Renda 2016

- Atualizado em 07/10/2016 09:30

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Receita Federal liberou às 9h desta sexta (7) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2016.

Ao todo, R$ 2,7 bilhões serão entregues a 2.221.405 contribuintes. O depósito do crédito bancário está previsto para ocorrer no dia 17 de outubro.

Do total de contribuintes contemplados, 25.150 são idosos e 3.111 são deficientes físicos ou mentais ou portadores de alguma moléstia grave. Eles receberão R$ 111.469.566,87 e têm preferência no recebimento da restituição.

Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o número 146. Inconsistências de dados ou outros problemas podem ser identificados no extrato da declaração disponível on-line.

Outra alternativa é o aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. O app possibilita a consulta às declarações do IR e a situação do CPF, e permite analisar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível por um ano no banco. Se o resgate não for feito nesse prazo, o contribuinte deve solicitá-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física).

Em caso de problemas, o contribuinte pode entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

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