Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo volta a fracassar na tentativa de votar LDO e verba para o Fies

Loading...

ECONOMIA

Governo volta a fracassar na tentativa de votar LDO e verba para o Fies

- Atualizado em 06/10/2016 17:33

RANIER BRAGON

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Por ausência de deputados da sua própria base de apoio, o governo não conseguiu novamente votar a conclusão da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017 e a liberação de verbas para o programa de financiamento estudantil, o Fies.

Sessão do Congresso convocada para a noite desta quarta-feira (5) acabou encerrada às 2h40 da madrugada desta quinta-feira (6) devido à falta de quorum.

A oposição usou manobras regimentais para esticar ao máximo a sessão -a chamada "obstrução"-, mas a base de apoio de Michel Temer não fez valer a sua ampla maioria no papel.

O fracasso fez até deputados aliados a Temer manifestarem indignação nos microfones.

"O que está acontecendo aqui é uma vergonha para o governo. Nós somos aliados, mas não somos alienados. A senzala está aqui, a Casa Grande não está. Queria propor aos deputados para nos retirar, para que tenhamos respeito, Não somos moleques, não somos criança, não podemos ser tratados como criança", disse o deputado Major Olímpio (SD-SP).

Esperidião Amin (PP-SC) ironizou: "O governo tem que pegar a lista daqueles que ele contratou para ser os zeladores da presença de seus deputados e que se mandaram. Não vou fazer a ilação de que eles saíram pra noite. Não sei onde estão, mas aqui não vieram."

No tempo de sessão, o Congresso apenas confirmou a manutenção de alguns vetos presidenciais, entre eles o que barrou reajuste de servidores.

Na pauta, havia ainda o projeto de autorização de liberação de R$ 401 milhões para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de R$ 702,5 milhões para o Fies, o programa de financiamento estudantil do governo federal.

Os deputados e senadores já haviam tentado votar esses temas na terça e em setembro, mas também não houve quorum.

Na questão do Fies, instituições de ensino superior estão há três meses sem receber do governo federal os pagamentos referentes a alunos cadastrados no programa.

A aprovação do projeto pelo Congresso é a condição esperada para a tentativa de normalizar a situação.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60