Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Produção industrial no Brasil cai 3,8% em agosto, diz IBGE

Loading...

ECONOMIA

Produção industrial no Brasil cai 3,8% em agosto, diz IBGE

- Atualizado em 04/10/2016 09:50

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após iniciar o segundo semestre com leve avanço na produção, a indústria brasileira teve um tombo de 3,8% em agosto na comparação mensal, informou o IBGE nesta terça-feira (4).

A queda foi maior que o centro das expectativas (mediana) dos analistas consultados pela agência Bloomberg, que esperavam recuo de 3,2%.

Em relação a agosto de 2015, a queda foi de 5,2%, ante expectativa do mercado de recuo de 4,8%. No ano, a produção industrial acumula queda de 8,2%.

SETORES

Dos 24 setores da indústria acompanhados pelo IBGE, 21 registraram queda na produção em agosto em relação a julho.

O principal destaque negativo foi o setor alimentício, que voltou a cair em agosto, após ter leve recuperação em julho. O segmento recuou 8%, de acordo com o IBGE.

O ramo de veículos automotores, reboques e carrocerias despencou 10,4% em agosto, na segunda queda seguida. A perda acumulada pelo setor nesses dois meses é de 14%.

Outras contribuições ruins vieram de indústrias extrativas (-1,8%) e atividade de refino e biocombustíveis (-1,9%).

A maior alta do mês ficou com o ramo de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que avançou 8,3%, eliminando a queda de 7,3% registrada em julho.

CATEGORIA

Das grandes categorias econômicas acompanhadas pelo IBGE (grupos que reúnem produtos por seu tipo de uso), a maior queda na comparação mensal foi registrada por bens duráveis (eletrodomésticos, automóvel, por exemplo), ao cair 9,3%.

Desta forma, bens duráveis interromperam três meses seguidos de alta nos quais ganhou 11,7%. No ano, a categoria é a que registra maior queda, ao recuar 20,2%.

Um dos principais responsáveis pela recuperação da indústria nos últimos meses, os bens de capital -categoria que inclui máquinas, caminhões- subiram 0,4% em relação a julho. A categoria é a segunda a ter maior queda no ano, com recuo de 15,9%.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41