Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aumento de cotas a países-membros será discutida em reunião do FMI

Loading...

ECONOMIA

Aumento de cotas a países-membros será discutida em reunião do FMI

MAELI PRADO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O FMI (Fundo Monetário Internacional) discutirá, na assembleia anual que realiza com o Banco Mundial nesta semana em Washington, um possível aumento dos seus recursos financeiros aos países-membros. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, participarão da reunião.

Segundo informou uma fonte do governo brasileiro nesta segunda-feira (3), a discussão será sobre se os recursos atuais são ou não adequados para fazer frente a eventuais crises da economia mundial. "Pode-se elevar as cotas sem mexer na distribuição. Há uma crescente consciência de que vai ser necessário aportar mais recursos", disse a fonte.

No início do ano, o Brasil passou a ser o décimo maior cotista do FMI, subindo quatro posições no ranking. Para cada país, o fundo atribui uma cota, que varia segundo sua posição na economia mundial. Atualmente, o Brasil possui 2,32% do total das cotas (o percentual anterior era 1,78%). "Além desse aumento, deve haver algum montante adicional de recursos".

Uma das discussões prioritárias na reunião do FMI é o crescimento da desigualdade no mundo, inclusive dentro de países ricos, e entender porque a produtividade da economia mundial não está crescendo, apesar do aumento do progresso tecnológico no mundo.

INVESTIDORES

Meirelles, que embarca nesta terça-feira (3) para Washington, terá reuniões bilaterais com os ministros de economia do Reino Unido, França e Austrália. O ministro ainda se reunirá, na quarta ou na quinta-feira, com representantes dos outros membros dos Brics (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China).

No sábado, o ministro viajará para Nova York, onde se encontrará com investidores internacionais.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO ·