MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TST decide que acordo coletivo não pode se sobrepor à CLT

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu nessa segunda-feira (26) que nem todo acordo coletivo pode se sobrepor à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O pleno reafirmou a jurisprudência do TST no sentido de que a natu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2016, 10:13:38 Editado em 02.10.2016, 10:15:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu nessa segunda-feira (26) que nem todo acordo coletivo pode se sobrepor à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O pleno reafirmou a jurisprudência do TST no sentido de que a natureza salarial das chamadas horas in itinere, ou de deslocamento, não pode ser afastada por meio de acordo coletivo. As informações são da Agência Brasil.

continua após publicidade

Na decisão final, a maioria dos ministros entendeu que a autonomia negocial coletiva não é absoluta e que os precedentes do STF (Supremo Tribunal Federal) no sentido da prevalência do acordo coletivo não se aplicam ao caso analisado.

Por maioria, o pleno não aceitou recurso da Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda., de Maringá (PR), contra decisão que a condenou ao pagamento do adicional de horas extras e dos reflexos dessa parcela sobre as demais verbas trabalhistas, como descansos semanais remunerados, férias, décimo terceiro salário e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

continua após publicidade

Ao julgar recurso de um trabalhador rural contra a usina, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região entendeu que a supressão das horas in itinere ou de direitos a elas inerentes só seria possível mediante a concessão de uma vantagem correspondente, o que não houve no acordo coletivo. “Não seria razoável admitir mera renúncia por parte da classe trabalhadora a direitos mínimos que lhes são assegurados por lei‘”, afirma o acórdão.

No processo julgado pelo TST, a maioria dos ministros também entendeu que não houve contrapartida para os trabalhadores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "TST decide que acordo coletivo não pode se sobrepor à CLT"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!