MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Interesse do consumidor por crédito aumenta em setembro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pesquisa feita com 2,2 mil pessoas na capital paulista pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) indicou que o interesse dos consumidores em assumir compromissos com financiam

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2016, 17:01:35 Editado em 28.09.2016, 17:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pesquisa feita com 2,2 mil pessoas na capital paulista pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) indicou que o interesse dos consumidores em assumir compromissos com financiamento aumentou em setembro. De acordo com a entidade, esse comportamento reflete uma expectativa mais otimista em relação ao futuro da economia, mesmo diante do alto índice de desemprego e da instabilidade na oferta de crédito. As informações são da Agência Brasil. “Quase 10% dos consumidores paulistanos estão dispostos a tomar crédito, bem próximos dos 10,2% da média histórica”, destaca a nota da entidade, divulgada nesta quarta (28).

continua após publicidade

A constatação se deu por meio do Índice de Intenção de Financiamento, um dos indicadores que compõem a PRIE (Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento), que aumentou 24,9% no mês, passando de 15,3 pontos em agosto para 19,1 em setembro. Na comparação com setembro do ano passado, houve ligeira elevação, de 01,%.

No componente Índice de Segurança de Crédito, que avalia a capacidade de pagamento de dívidas, foi verificada retração de 3,1% em relação a agosto e o indicador ficou em 81,7 pontos em setembro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi ainda mais expressiva (- 4,9%).

continua após publicidade

Na análise da FecomercioSP, o Índice de Intenção de Financiamento tende a permanecer em níveis baixos nos próximos meses, mas com elevação em relação ao final de 2015 e início deste ano, “sinalizando uma percepção mais otimista da economia”. De acordo com a federação, a oferta de crédito de longo prazo está praticamente estagnada, o que simboliza uma “paralisia do mercado imobiliário”, onde os consumidores costumam usar esses financiamentos.

O levantamento também apurou que em setembro 60,2% das famílias tinham na poupança o principal destino dos seus recursos. O número é 4,1 pontos percentuais menor que o verificado em agosto e também menor do que em setembro do ano passado (69,3%). “Apesar de ainda ser a favorita, a poupança perdeu espaço ao longo dos últimos meses tanto para a renda fixa quanto para a previdência privada, diante de juros nominais de 14,25% e do envelhecimento da população”, avaliou a FecomércioSP.

De acordo com a entidade, a proporção de aplicadores em renda fixa cresceu 3,6 pontos percentuais (de 17,7% para 21,3%) em setembro. No mesmo mês de 2015 a taxa era de 17,5%.

continua após publicidade

Já sobre os investimentos em ações, a FecomercioSP avalia que essa opção pode se fortalecer nos próximos meses, como efeito de uma melhora na economia e também diante dos preços mais baixos dos papéis após um período de desvalorização dos negócios.

Na nota técnica divulgada com os resultados da pesquisa, a federação também prevê a possibilidade de queda dos juros básicos, o que poderia trazer de volta os aplicadores em cadernetas de poupança e os investidores no mercado de capitais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Interesse do consumidor por crédito aumenta em setembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!