MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para FHC, Temer tem que divulgar ajuste e mostrar diferença com Dilma

MARIANA CARNEIRO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou na noite desta terça-feira (27) que o governo de Michel Temer deve se empenhar na comunicação do ajuste econômico, sob pena de ser responsabilizado pelos erros

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2016, 10:52:03 Editado em 28.09.2016, 15:55:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou na noite desta terça-feira (27) que o governo de Michel Temer deve se empenhar na comunicação do ajuste econômico, sob pena de ser responsabilizado pelos erros da gestão anterior.

"É sempre muito difícil pedir austeridade. É preciso dizer para quê austeridade", disse. "E a motivação, para conseguir mais resultados, falando politicamente, é que tem que ser em nome de mais igualdade".

continua após publicidade

Os conselhos de FH são para que o governo Temer "fale, explique, convença" a sociedade da necessidade dessa agenda de correção da economia, que ele considera "correta".

"Há um caminho e tecnicamente já se sabe o que fazer. Os economistas também já sabem o que fazer na macroeconomia. A sociedade é que ainda não prestou muita atenção porque faltou o elo político, que significa falar, explicar", disse. "A sociedade se sente ainda perdida, nem sabe que essa agenda já existe."

O ex-presidente disse que o governo Temer precisa se esforçar na comunicação não apenas com "o povão", mas com os parlamentares, a imprensa, as corporações para evidenciar a "ruptura" da antiga condução econômica da atual, sob pena de perder a disputa da comunicação e abrir espaço para o que chamou de retrocesso.

continua após publicidade

"Os setores cruciais têm ser contaminados pela consciência da situação e tem que ver que tem saída", afirmou. "Se não tivermos a capacidade de transmitir isso ao país, uma outra narrativa vai se sobrepor e tudo o que foi feito de errado vai parecer que foi feito agora e não no passado."

"Já temos experiência suficiente disso e de que há sempre possibilidade de retrocesso. Vimos recentemente um tremendo retrocesso com aplauso", disse, referindo-se provavelmente à política econômica do governo PT.

"Num primeiro momento, quando se aumenta a dívida, se aumenta o investimento, se aumentam os salários e dá aplauso, quem vai pagar é depois", disse. "Estamos num momento crucial, pois neste governo há tempo de mudar a percepção das coisas e começar a dar alguns passos."

continua após publicidade

FH assistiu a seminário sobre a crise financeira dos Estados no Instituto Fernando Henrique Cardoso, com a presença da secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi. Ao fim das palestras, FH disse que "há uma agenda e ela está correta".

O ex-presidente afirmou ainda que ou a reforma da Previdência é feita em nome de mais igualdade ou não é feita. E disse que é responsabilidade do Executivo apresentar uma agenda para o Congresso.

"O Congresso só funciona quando o Executivo tem uma agenda. Se não tem ou se ela não se torna pública, não pode contar com o Congresso", disse o ex-presidente. "O Congresso funciona à medida que há essa espécie de ignição de uma agenda apoiada pela sociedade".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para FHC, Temer tem que divulgar ajuste e mostrar diferença com Dilma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!