MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Câmara conclui votação do projeto de renegociação das dívidas dos Estados

GABRIEL MASCARENHAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (30) a votação do projeto de renegociação da dívidas dos Estados com a União. A maioria dos deputados rejeitou três destaques (sugestões de alterações) apres

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2016, 23:14:27 Editado em 30.08.2016, 23:15:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIEL MASCARENHAS

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (30) a votação do projeto de renegociação da dívidas dos Estados com a União. A maioria dos deputados rejeitou três destaques (sugestões de alterações) apresentados durante a sessão.

O resultado foi comemorado pelo Palácio do Planalto, que orientou a base aliada a trabalhar pela derrubada das medidas.

continua após publicidade

O texto-base do projeto, que alonga o prazo para quitação dos débitos estaduais para até 20 anos, já passou pela Casa, no início deste mês, e está sendo analisado pelo Senado.

O destaque mais polêmico era defendido por parlamentares do Norte e do Nordeste. Eles argumentavam que a proposta de renegociação atendia principalmente às unidades da federação de Sul e Sudeste, onde estão os maiores credores da União.

Em virtude disso, apresentaram uma emenda com o objetivo de corrigir o que consideravam um desequilíbrio.

continua após publicidade

A proposta estabelecia que os Estados só começariam a cumprir a contrapartida prevista no projeto depois que o Congresso aprovasse o reajuste em dois pontos percentuais dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Os entusiastas dessa medida argumentavam que o FPE vem sofrendo perdas há cinco anos, desde que o governo Dilma Rousseff resolveu intensificar a política de renúncia fiscal.

Os outros dois destaques foram apresentados pela oposição. Neles, pedia-se o cancelamento de uma alteração determinada pelo texto-base do projeto de lei.

continua após publicidade

A proposta de renegociação das dívidas prevê a substituição do termo despesas com "funcionalismo público" por "despesas com pessoal" no trecho referente a metas que os Estados devem cumprir para estarem de acordo com o PAF (Programa de Acompanhamento Fiscal).

O PAF foi criado em 1997 e serve como um instrumento do governo federal para monitorar a situação fiscal dos entes da federação.

continua após publicidade

RENEGOCIAÇÃO

O projeto de lei aprovado pela Câmara estabelece prazo de 20 anos para os Estados quitarem suas dívidas com a União, além de conceder adicionais nas prestações até 2018.

A única contrapartida exigida dos governadores é o respeito ao teto de gastos pelos próximos dois ano. A despesa do Estado não poderá ultrapassar o montante equivalente ao que foi gasto no ano anterior mais a inflação registrada no período.

O texto-base da proposta já havia sido aprovado no início deste mês.

A maioria dos deputados rejeitou três destaques apresentados pela oposição e, com isso, mantiveram

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara conclui votação do projeto de renegociação das dívidas dos Estados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!