MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Digital deve complementar impresso, não substituir, diz presidente do Grupo Abril

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na manhã do segundo dia da conferência da Associação Internacional de Mídia Jornalística (Inma), em São Paulo, o presidente do Grupo Abril, Walter Longo, defendeu que o universo digital seja abraçado pelos veículos como adição

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2016, 12:57:20 Editado em 24.08.2016, 13:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na manhã do segundo dia da conferência da Associação Internacional de Mídia Jornalística (Inma), em São Paulo, o presidente do Grupo Abril, Walter Longo, defendeu que o universo digital seja abraçado pelos veículos como adição ao impresso, não substituição.

continua após publicidade

Disse que, quando assumiu o grupo, há seis meses, achava que sua missão era "levá-lo ao mundo digital", mas foi surpreendido por uma visão estabelecida de que "o papel já era". Ele concluiu que isso "gera uma profecia auto-realizável", a ser evitada.

Citou "sinais de recuperação", por exemplo, nas revistas "The Week", com circulação crescente, e "Vogue", com centenas de páginas de publicidade -além das circulações recordistas de "Cláudia" e "Veja", títulos do Grupo Abril, no primeiro semestre.

continua após publicidade

"O meio revista não está morrendo, mas pode estar se suicidando", afirmou, sobre a visão corrente de trocar o papel pelo digital, "conceito que veio dos Estados Unidos e chegou mais rápido do que deveria ao Brasil, acelerando o processo".

Ele defendeu uma divisão das tarefas clássicas do jornalismo, com a mídia digital cuidando de "o quê" e "quando" e o impresso cuidando de "por quê" e "como". Posteriormente, prevê ele, se tudo se transferir para o digital, as primeiras serão gratuitas, e as segundas, pagas.

As mudanças estratégicas que Longo está implantando no Grupo Abril partem dessa premissa e de outras quatro que detalhou: expandir o modelo de negócios, de mídia para "marketplace", passando a vender produtos; ampliar as ações de conteúdo patrocinado e publicidade nativa, "storyselling", como chamou; dar mais ênfase à cultura autoral, "valorizar os jornalistas"; e "atuar de maneira efêmera para continuar perene", ou seja, dispor-se a mudar permanentemente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Digital deve complementar impresso, não substituir, diz presidente do Grupo Abril"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!