MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Desemprego na Argentina atinge 9,3% no segundo trimestre de 2016

LUCIANA DYNIEWICZ BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O desemprego argentino atingiu 9,3% no segundo trimestre deste ano, segundo o Idec (órgão equivalente ao IBGE). Essa foi a primeira pesquisa sobre mercado de trabalho divulgada desde que Mauricio M

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2016, 18:54:53 Editado em 23.08.2016, 18:55:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCIANA DYNIEWICZ

continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O desemprego argentino atingiu 9,3% no segundo trimestre deste ano, segundo o Idec (órgão equivalente ao IBGE).

Essa foi a primeira pesquisa sobre mercado de trabalho divulgada desde que Mauricio Macri chegou à Presidência, em dezembro de 2015.

continua após publicidade

O último dado disponível até então era referente ao terceiro trimestre de 2015, quando a taxa havia ficado em 5,9%.

As estatística do governo de Cristina Kirchner (2007-2015), porém, não são consideradas confiáveis. Funcionários do Idec à época denunciaram casos de manipulação de dados.

Cynthia Pok, uma das diretoras do instituto, disse nesta terça-feira (23) que não é possível saber qual foi o aumento do desemprego nos últimos meses, pois não há uma estatística anterior confiável com a qual se possa fazer a comparação.

continua após publicidade

Números do sistema previdenciário argentino, entretanto, indicam que 106.944 postos foram fechados apenas no setor privado desde que Macri assumiu até maio.

Na comparação de maio deste ano com o mesmo mês de 2015, o número de vagas encerradas foi de 59.840.

O desemprego, a retração da economia (que deverá ficar em -1,5% neste ano) e a inflação (cuja estimativa para 2016 é de 45%) são os principais motivos de insatisfação do argentino hoje.

O governo Macri não apresentará estatísticas do mercado de trabalho referentes ao último trimestre de 2015 e ao primeiro de 2016, pois, desde dezembro até agora, estava reelaborando a metodologia dos indicadores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Desemprego na Argentina atinge 9,3% no segundo trimestre de 2016"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!