MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tarifas de cooperativas de distribuição de energia do Sul são reajustadas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça (26), os reajustes tarifários de quatro cooperativas de energia do Rio Grande do Sul, que entram em vigor no próximo sábado (30). Três cooperativas terão reduç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2016, 20:07:18 Editado em 26.07.2016, 20:10:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça (26), os reajustes tarifários de quatro cooperativas de energia do Rio Grande do Sul, que entram em vigor no próximo sábado (30). Três cooperativas terão redução no valor das tarifas. As informações são da Agência Brasil.

continua após publicidade

Para a Cooperativa de Energia Coprel, que atende a 51,3 mil consumidores, a redução média nas tarifas será de 3,06%. Os 60 mil consumidores que recebem energia da Certel (Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia) terão redução média de 4,32% nas tarifas e os 25,6 mil atendidos pela Cermissões (Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões), de 5,11%.

Já a tarifa da Ceriluz (Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí) terá aumento médio de 5,34%. A distribuidora atende a 13,5 mil consumidores em Ijuí (RS).

continua após publicidade

A Aneel também aprovou hoje a revisão tarifária da Ceral DIS (Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Arapoti), localizada no município de Arapoti (PR). O efeito médio a ser percebido pelos consumidores será de 10,53% -13,34% para os consumidores conectados em alta tensão e 8,63% para os conectados em baixa tensão. As novas tarifas entram em vigor neste sábado (30).

Segundo a Aneel, o cálculo dos reajustes considera a variação de custos que a empresa teve no período, incluindo custos típicos da atividade de distribuição e outros custos como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de permissão assinados entre as cooperativas e o governo federal, por meio da Aneel. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas cooperativas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tarifas de cooperativas de distribuição de energia do Sul são reajustadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!