MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo quer regra que eleva em 40% tempo restante para aposentadoria

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo do presidente interino, Michel Temer, estuda criar uma regra de transição para pessoas que já estão no mercado de trabalho se adaptarem às novas regras para a aposentadoria. Um modelo que está em análise na Casa Civil

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2016, 13:00:00 Editado em 24.07.2016, 06:16:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo do presidente interino, Michel Temer, estuda criar uma regra de transição para pessoas que já estão no mercado de trabalho se adaptarem às novas regras para a aposentadoria.

continua após publicidade

Um modelo que está em análise na Casa Civil e integra os estudos para formular um projeto de reforma da Previdência prevê um acréscimo de 40% no tempo que o trabalhador da ativa teria que contribuir para ter direito a se aposentar.

O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) foi porta-voz da proposta de transição. Ele falou sobre o assunto em suas redes sociais e defendeu a medida como necessária para sanear as contas da previdência.

continua após publicidade

"A [regra de] transição para o novo sistema poderá ser de só acrescer 40% do tempo que faltava para a aposentadoria", escreveu o ministro no último dia 16.

"Para quem faltasse 10 meses, teria que trabalhar mais quatro. Faltaria [sob a nova norma] 14 meses para aposentar", afirmou.

Não há consenso em torno da ideia e centrais sindicais têm afirmado que não aceitarão propostas que acarretem em mudanças nas regras para trabalhadores que estão no mercado de trabalho.

continua após publicidade
Governo quer regra que eleva em 40% tempo restante para aposentadoria
Foto por Reprodução

BANDEIRA DE TEMER
A reforma da Previdência se tornou uma das bandeiras de Michel Temer e sua equipe tem dito que pretende aprovar uma proposta no Congresso ainda neste ano.

Há consenso no governo de que será preciso estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria, o que também contraria os interesses das centrais sindicais.

continua após publicidade

Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, defendem publicamente a adoção da medida como primordial para equilibrar as contas da previdência.

"O caminho está claro", disse Meirelles, ainda em maio. "Idade mínima com a regra de transição que seja eficaz", afirmou o ministro.

Não há acordo no governo sobre como a transição que prevê um aumento no tempo de serviço de 40% para trabalhadores da ativa estabeleceria uma linha de corte entre quem tem direito a essa adição e quem terá que contribuir até a idade mínima.

Há uma possibilidade de que, em alguns casos, o próprio contribuinte decida o que é mais vantajoso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo quer regra que eleva em 40% tempo restante para aposentadoria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!