MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

G7 assume compromisso com esforços para garantir crescimento global

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O G7, grupo que reúne as principais economias mundiais, prometeu nesta sexta-feira (27) buscar forte crescimento global, enquanto debateu sobre o mercado cambial e políticas de estímulo. Os países também expressaram preocupaçã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2016, 09:07:00 Editado em 27.05.2016, 09:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O G7, grupo que reúne as principais economias mundiais, prometeu nesta sexta-feira (27) buscar forte crescimento global, enquanto debateu sobre o mercado cambial e políticas de estímulo. Os países também expressaram preocupação com a Coreia do Norte, Rússia e disputas marítimas que envolvem a China.

continua após publicidade

Os líderes do G7, que participaram de uma cúpula na região central do Japão, prometeram usar "todas as ferramentas políticas" para impulsionar a demanda e aliviar as restrições de oferta.

"O crescimento global permanece moderado e abaixo do potencial, enquanto os riscos de fraco crescimento persistem", disseram em declaração. "O crescimento global é a nossa prioridade urgente".

continua após publicidade

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que o G7 divide "um forte sentimento de crise" sobre a perspectiva global.

"O risco mais preocupante é contração da economia global", liderada pela desaceleração nas economias emergentes, disse Abe em entrevista coletiva depois de presidir a cúpula de dois dias. "Há um risco de a economia mundial cair em crise se as respostas políticas adequadas não forem feitas."

No geral, por meio da declaração de 32 páginas, o G7 se comprometeu com taxas de câmbio baseadas no mercado e evitar a "desvalorização competitiva" de suas moedas.

continua após publicidade

Sobre as reformas de suas sociedades e economias, os países prometeram "continuar as reformas estruturais para reforçar o crescimento, a produtividade e o potencial de produção e dar exemplo respondendo aos desafios estruturais". Um ponto no qual a Alemanha insiste há anos.

Por sua vez, os presidentes dos países do G7 expressaram sua preocupação diante do agravamento das tensões marítimas nos mares da China meridional e oriental. O texto não cita nenhum país em particular, mas a alusão à China é evidente.

As tensões se agravaram nos últimos tempos no mar da China meridional, reivindicado praticamente em sua totalidade por Pequim, que construiu ali ilhas artificiais, irritando países como Vietnã e Filipinas.

A China, que na véspera havia convocado a cúpula a não se envolver "em temas que não lhe competem", não deve demorar a reagir.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "G7 assume compromisso com esforços para garantir crescimento global"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!