Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Setor volta a crescer após sete meses de queda

Loading...

ECONOMIA

Setor volta a crescer após sete meses de queda

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A atividade na indústria de transformação paulista aumentou 1,3% em janeiro sobre dezembro, interrompendo as quedas registradas desde maio último. As horas trabalhadas superaram em 1,6% as de dezembro, mas as vendas reais caíram 0,3%. Também houve redução de 0,5 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci).
Os dados são da pesquisa Indicador de Nível de Atividade (INA), do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Depecon), e foram divulgados pela Agência Brasil.
Comparado a janeiro do ano passado, o INA teve um recuo de 11,5%. A pequena recuperação de janeiro foi puxada pelo segmento de móveis, com alta de 2,8%, variável com descontos dos efeitos sazonais, mas quando comparado janeiro último com janeiro de 2015, o setor acusou queda de 2,4%. Sobre o mês anterior, as vendas reais cresceram 9,7% e as horas trabalhadas, tiveram alta de 1,2%. Já o Nuci permaneceu estável.
O levantamento aponta, ainda, que na metalurgia as atividades foram 0,4% inferiores às de dezembro último; as horas trabalhadas recuaram 0,3% e as vendas reais caíram 1,7%.
Nesse setor, também houve redução de 0,6 ponto percentual no Nuci. E, em minerais não metálicos, que inclui a produção de cimento, responsável por metade das atividades do setor, houve queda de 3,7% . As vendas reais foram 19,8% menores; as horas trabalhadas caíram 1,1% e o Nuci teve redução de 1,5 ponto percentual.
Por meio de nota, o diretor do Depecon, Paulo Francini, considerou inexpressivo o aumento do Indicador de Nível de Atividade. Observou que a intensidade de alta ficou abaixo dos últimos três meses. “É um número pequeno”, disse. “Eu diria para deixar o otimismo de lado e considerar isso como uma coisa normal dentro de um cenário de queda”, finalizou.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56