Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cidade de Goiás é a primeira a ter apenas sinal digital no Brasil

Loading...

ECONOMIA

Cidade de Goiás é a primeira a ter apenas sinal digital no Brasil

MACHADO DA COSTA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O cronograma para o desligamento do sinal analógico de televisão continua a ser cumprido pelo governo. A partir desta segunda-feira (29), todas as emissoras que operam na cidade de Rio Verde (GO) passarão a transmitir apenas o sinal digital, informou o Ministério das Comunicações.
São cinco emissoras que desligarão o sinal analógico: Globo, Record, Bandeirantes, SBT e TV Cultura. No último dia 15, outras três já tinham mudado a transmissão para o digital: Canção Nova, Record News e Rede Vida.
Rio Verde é a cidade piloto do programa de transição do sinal analógico para o digital, chamado de Sistema Brasileiro de TV Digital. O plano do governo é que até o final de 2018, todas as emissoras do país trabalhem exclusivamente com o sinal digital.
A próxima cidade a ter o sinal analógico desligado será Brasília (DF), em outubro.
O plano sofre com atrasos e por duas vezes, desde o final do ano passado, o governo postergou o cronograma de desligamento para as maiores capitais do país. Apenas algumas no Nordeste tiveram o calendário antecipado.
O principal entrave ao cumprimento desse cronograma é a distribuição de conversores que captam o sinal digital.
As emissoras reclamam que, caso o governo decida desligar o sinal analógico sem o percentual mínimo de 93% de acesso da população ao digital, há uma perda significativa de audiência acarretando a uma possível queda de receitas.
Até o dia 15, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informava que o percentual na cidade de Rio Verde (GO) estava em 87%, de acordo com as projeções do órgão regulador. Caso alcançasse 90%, o índice já garantiria o desligamento.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias