Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil fecha 99,7 mil empregos formais em janeiro

Loading...

ECONOMIA

Brasil fecha 99,7 mil empregos formais em janeiro

JOANA CUNHA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O mercado de trabalho começou o ano de 2016 com o fechamento de 99,69 mil vagas formais, segundo dados relativos a janeiro divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho. O resultado acentua a depreciação do emprego no país que no acumulado dos últimos 12 meses já supera a marca de 1,59 milhão de postos cortados.
Quase todos os setores registraram queda do nível do emprego. O pior impacto se deu no comércio, que perdeu 69.750 postos. No setor de serviços, a baixa foi de 17.159 postos e na indústria de transformação, de 16.553. Construção civil (-2.558 postos) e extrativa mineral (- 1.220 postos) seguiram as tendências de baixa verificadas anteriormente. A única exceção foi a agricultura, que registrou aumento de mais de 8.700 postos.
A maior redução no emprego ocorreu no Rio de Janeiro, com 25.549 postos perdidos, devido à forte queda dos setores do comércio e serviços no Estado.
Dentre os Estados que expandiram as vagas estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Paraíba.
O movimento de queda mais brusca se desencadeou em novembro, quando foram encerradas mais de 130 mil vagas. Em dezembro de 2015, a queda foi de mais de 596 mil postos, resultado puxado pelas demissões dos trabalhadores contratados temporariamente nos meses anteriores para atender a demanda das festas de Natal e Ano Novo.
O mercado de trabalho brasileiro vem sofrendo os efeitos da desaceleração econômica e do clima de incertezas em relação à retomada, prejudicado especialmente pelas demissões na indústria e na construção civil, com o fechamento de mais de 1,5 milhão de vagas em 2015, o pior resultado desde 1992, quando teve início a série estatística do governo.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias