MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Desemprego nas metrópoles sobe para 7,6% em janeiro, indica IBGE

BRUNO VILLAS BÔAS RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país avançou para 7,6% em janeiro, acima dos 6,9% verificados em dezembro do ano passado, informou o IBGE nesta quinta-feira (25). Tr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.02.2016, 09:31:12 Editado em 27.04.2020, 19:52:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRUNO VILLAS BÔAS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país avançou para 7,6% em janeiro, acima dos 6,9% verificados em dezembro do ano passado, informou o IBGE nesta quinta-feira (25).
Trata-se da maior taxa para o mês desde 2009, quando foi de 8,2%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (5,3%), o índice teve um incremento de 2,3 pontos percentuais.
O resultado veio melhor que as expectativas de economistas e instituições financeiras ouvidos pela agência internacional "Bloomberg". O centro das expectativas da taxa de desemprego era de 8% no mês passado.
O aumento de desempregados era esperado, e não só por causa da crise econômica. Normalmente, a taxa cresce no mês por causa da dispensa dos trabalhadores temporários contratados no final do ano.
O número de pessoas ocupadas teve queda de 1% de dezembro para janeiro. Isso representou 230 mil pessoas a menos nesse intervalo. Frente ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 2,7%.
Ao mesmo tempo, o mercado continuou pressionado pela maior procura por trabalho. A população desocupada (desempregada) cresceu em 8,4% frente a dezembro, 146 mil pessoas a mais. Em um ano, o aumento foi de 42,7%.
Um dos motivos para o aumento da procura por emprego é a queda da renda e aumento do custo de vida. Mais pessoas de uma mesma casa estão procurando emprego para complementar o orçamento do lar.
O rendimento real dos trabalhadores foi de R$ 2.242,90 em janeiro nas seis regiões metropolitanas, queda de 1,3% na comparação a dezembro de 2015 e de 7,4% frente ao mesmo mês do ano passado.
A PME (Pesquisa Mensal de Emprego) deixará de ser realizada pelo IBGE. Em março, o instituto vai divulgar os dados de fevereiro e encerrar a pesquisa. Ela será substituída pela Pnad Contínua, que pesquisa o emprego no país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Desemprego nas metrópoles sobe para 7,6% em janeiro, indica IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!