MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo abre mão de Petrobras ser operadora única do pré-sal

MACHADO DA COSTA E DÉBORA ÁLVARES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo abriu mão de manter a Petrobras como operadora única do pré-sal. Para aprovar o projeto no Senado que retira a obrigatoriedade da estatal de participar de todos os consórcios com 30%

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.02.2016, 20:18:19 Editado em 27.04.2020, 19:52:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MACHADO DA COSTA E DÉBORA ÁLVARES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo abriu mão de manter a Petrobras como operadora única do pré-sal. Para aprovar o projeto no Senado que retira a obrigatoriedade da estatal de participar de todos os consórcios com 30%, o Planalto acordou com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) um texto que agrade a todos.
Sem ver possibilidade de derrubar a proposta em votação nesta quarta-feira (24), o Planalto já não conta mais com a obrigatoriedade, mas tenta garantir que a decisão final fique nas mãos da presidente Dilma Rousseff.
O texto que será encaminhado no Senado estabelece que a Petrobras deverá se manifestar sobre sua preferência como operadora dos campos que serão licitados e essa manifestação será avaliada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A palavra final do CNPE é sempre da Presidência da República.
No Senado, parte da bancada petista mais radical não gostou e deve continuar se posicionando de forma contrária a qualquer proposta que mexa na legislação de exploração do pré-sal.
No entanto, o governo avalia que não conseguirá votos suficientes para barrar o projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP).
Durante o dia, os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria Geral) tentaram mobilizar petistas da casa para barrarem o projeto. Receberam ao longo do dia os senadores Lindberg Farias (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PT-AM).
No entanto, ao contabilizar que estava perdida a batalha, trocaram a estratégia e agora tentam garantir o poder decisório a Dilma.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo abre mão de Petrobras ser operadora única do pré-sal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!